CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/08/2018

    COSTA RICA| Campanha de vacinação contra pólio e sarampo termina amanhã (31)

    ©Divulgação
    A secretária de Saúde de Costa Rica – MS, enfermeira Adriana Tobal, lembra que a Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) que tem como público alvo crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, vai até o dia 31 de agosto (sexta-feira).

    Todas as ESFs – Estratégia de Saúde da Família – de Costa Rica estão preparadas para receber e imunizar as crianças.

    “A Poliomielite e o Sarampo são doenças infectocontagiosas virais, e o País tem o compromisso internacional de erradicá-las e eliminá-las. Ambas as vacinas são muito importantes para prevenção”, alerta Adriana Tobal.

    Conforme a gerente Técnica de Vigilância Epidemiológica de Costa Rica Caroline Gouveia, a poliomielite é caracterizada por um quadro de paralisia de início súbito tendo como principal característica a flacidez muscular, já o Sarampo é uma doença transmissível e extremamente contagiosa, provoca erupções cutâneas avermelhadas podendo evoluir com complicações e até mesmo para óbito, por isso as vacinas são muito importantes.

    “A transmissão da poliomielite ocorre de pessoa para pessoa por meio de água e alimentos contaminados e também ao falar, tossir e espirrar. O sarampo é transmitido através de secreções respiratórias e até 17 de julho foram registrados inúmeros casos no País. Deste modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo a fim de resgatar crianças ainda não vacinadas ou aquelas que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação diminuindo o risco de adoecimentos”, esclareceu Caroline Gouveia.

    ASSECOM


    Imprimir