CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/08/2018

    Assomasul aponta metas de atuação para o segundo semestre

    Reunião ocorreu na terça-feira na sede da entidade, em Campo Grande - Foto: Edson Ribeiro 
    O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, reuniu-se com a diretoria da entidade, na terça-feira (31), em sua sede, em Campo Grande, para analisar os relatórios financeiros e de atividades, além de traçar metas de atuação para o segundo semestre do ano com foco para a realização do 1º Congresso de Prefeitos de MS, que deverá ocorrer em novembro. 

    Para Caravina, o balanço foi extremamente positivo, principalmente do ponto de vista dos investimentos na área de capacitação de servidores municipais por meio de uma série de cursos disponibilizados sem custos às prefeituras. 

    O dirigente refere-se aos seminários da Rede Siconv (Sistema de Convênios), do e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) e EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital), treinamento sobre fiscalização do ITR, e cursos sobre o e-Edoc-MS e para Pregoeiros, entre outros, que, segundo ele, são considerados prioritários à área técnica das prefeituras se levado em consideração ao avanço tecnológico e a necessidade de o gestor se modernizar visando melhor conduzir a máquina pública e atender a população com mais eficiência. 

    Os seminários sobre o Siconv, por exemplo, foram realizados em etapas e em cidades estratégicas, abrangendo todos os municípios de cada região. 

    Esse tipo de treinamento tem por objetivo qualificar os servidores municipais por meio de palestras e orientações sobre essa ferramenta online que agrega e processa informações sobre as transferências de recursos federais para estados e municípios. 

    Entre as vantagens do curso estão à agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. 

    O curso teórico sobre o eSocial ocorreu em duas etapas, nos dias 17 e 18 de julho, no auditório da entidade municipalista, na Capital, e 19 e 20 de julho, na Prefeitura de Dourados. 

    O sucesso desses treinamentos levou a diretoria a organizar outros para o segundo semestre, também na Capital e em Dourados, quando haverá continuidade dos cursos sobre o eSocial, desta vez, envolvendo a parte prática. 

    A diretoria também estuda para esse semestre a realização de capacitação sobre regularização fundiária. 

    Durante a reunião, Caravina alertou sobre a importância de os prefeitos se atentarem à data-limite para que os municípios possam se adaptar ao sistema, uma vez que em janeiro todo poder público já deve colocá-lo em prática. 

    No encontro, também foram discutidos assuntos relacionados à realização da 15ª Copa Assomasul de futebol que entrou em sua reta final, além de questões internadas relacionadas ao corpo técnico da entidade. 

    Sobre o 1º Congresso de Prefeitos de MS, ele disse que a diretoria ainda está definindo a data e o local, provavelmente na cidade de Bonito. 

    ASSECOM


    Imprimir