CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/08/2018

    Aprovado Projeto do Vereador Carlão em reconhecimento aos Catadores de Materiais Recicláveis

    Divulgação
    Visando reconhecer todos os setores da sociedade, especialmente as categorias que são poucas vezes lembradas em honrarias, o vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, criou Projeto de Resolução 346/17, instituindo a comemoração ao Dia dos Catadores de Material Reciclável. A matéria já foi aprovada e conforme destacou Carlão poderão ser homenageados na sessão solene: catadores de material reutilizável e reciclável, cooperativas, associações de catadores, instituições que trabalham exclusivamente com material reutilizável e reciclável, que estão exercendo ou já exerceram tal função, devendo no segundo caso, comprovar período mínimo de 1 ano.

    “A Câmara Municipal é a Casa do povo e nada mais justo do que trazer os catadores de materiais recicláveis para serem homenageados pelos vereadores da Capital. São pessoas que possuem uma importância social e ambiental relevante. São os Catadores de materiais recicláveis que, de sol a sol, buscam pelas ruas, latas e nos lixões, materiais que ainda podem ser aproveitados, ou reformados, ou reciclados industrialmente”, avaliou.

    O Ministério do Meio Ambiente classifica os catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis como cidadãos que desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), pois atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.

    Costumam trabalhar em condições precárias de trabalho, e na maioria, também, se dá individualmente, de forma autônoma e dispersa nas ruas e em lixões, como também, coletivamente, por meio da organização produtiva em cooperativas e associações.

    ASSECOM


    Imprimir