CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/07/2018

    TJMS entregará Comenda Colar do Mérito Judiciário nesta sexta-feira

    ©Divulgação
    Será nesta sexta-feira (27), às 17 horas, no plenário do Tribunal Pleno, a solenidade de entrega da comenda do Colar do Mérito Judiciário. A honraria será entregue a pessoas que se destacaram por sua dedicação à causa da justiça.

    Nesta edição, serão homenageados o Des. Romero Osme Dias Lopes (in memoriam), o ministro do STJ, Humberto Eustáquio Soares Martins, a servidora Idianez Maria Menegas e o médico Luiz Antônio Monteiro Simões

    A comenda, que é a mais alta homenagem outorgada a pessoas que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica ou ao Poder Judiciário, foi instituída pela Resolução nº 249, de 18 de dezembro de 1997, e, desde sua instituição, foi entregue a ministros, desembargadores, procuradores e pessoas que colaboraram de forma expressiva com a justiça.

    A medalha é dourada, inscrita com o símbolo da justiça (balança e espada), tendo ao centro o contorno do Estado de MS em retículo, contendo em seu interior a figura do Tuiuiú – símbolo do pantanal sul-mato-grossense – ladeadas pelo café frutificado (à direita) e pela erva-mate florida (à esquerda), circundadas pelos dizeres Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul – Mérito Judiciário. 

    Conheça os homenageados:

    Romero Osme Dias Lopes – Mineiro de Manhuaçu, Romero ingressou na magistratura sul-mato-grossense em 1980. Atuou em Aquidauana, Paranaíba e Campo Grande. Em maio de 2007, foi promovido para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    Pós-Graduado em Direito e Antropologia Filosófica, lecionou na Escola Superior da Magistratura (Esmagis), na Uniderp e na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na disciplina de Direito Tributário, por 20 anos. Foi juiz eleitoral e membro do TRE/MS. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, por duas vezes, e Coordenador das Varas de Execução Penal (Covep). Tomou posse como Corregedor-Geral de Justiça em 30 de janeiro de 2017. Falecido no dia 3 de julho de 2018.

    Humberto Eustáquio Soares Martins – Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 1979, e em Administração de Empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), em 1980. Tem curso de extensão em Consumidor e Seus Direitos e em Direito Civil e Processual Civil.

    É ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde junho de 2006; órgão do qual é vice-presidente desde setembro de 2016. É vice-presidente do Conselho da Justiça Federal e vice-presidente do Conselho de Administração do STJ. Integra a rede de pesquisa de Direito Civil Contemporâneo (USP, Universidade de Lisboa, Universidade de Girona, UFPR, UFSC, UFPE, UFRGS, UFF e UFMT). 

    Idianez Maria Menegas – Servidora lotada na Secretaria do Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça, como diretora do Departamento de Remuneração, Idianez é catarinense de São Miguel do Oeste. Ingressou no Poder Judiciário em 19 de dezembro de 1986, na Secretaria do TJMS, depois de ser aprovada em concurso público, no cargo de Técnico Judiciário.

    Graduada em Telecomunicações pelo Centro de Ensino Superior (Cesup) e em Direito pela Anhanguera/Uniderp, é pós-graduada em Direito Previdenciário, em Direito de Família e das Sucessões, em Direito Tributário, em Direito do Trabalho, em Gestão Estratégica Empresarial e de Recursos Humanos, em Psicologia Jurídica e Mediação de Conflitos, em Empreendedorismo e Qualidade de Vida no Trabalho.

    Luiz Antônio Monteiro Simões – Natural da cidade de Barra do Piraí (RJ), foi o primeiro aluno no curso de graduação da Faculdade de Medicina de Vassouras (RJ), formado em 19 de dezembro de 1975. Fez residência médica por cinco anos no Hospital dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro. Primeiro colocado no concurso de provas e títulos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, diplomado em setembro de 1981.

    É membro titular da Academia de Medicina de MS; da Academia Brasileira de Neurocirurgia; da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro; da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia; da Federação Mundial das Sociedades de Neurocirurgia; da Federação Latinoamericana das Sociedades de Neurocirurgia; do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Associação Médica Brasileira. Reside em Campo Grande desde abril de 1981.

    ASSECOM


    Imprimir