CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/07/2018

    PONTA PORÃ| Município comemora 106 anos nesta quarta-feira (18)

    As comemorações pelo aniversário seguirão até o agosto, informou a prefeitura do município

    ©Divulgação
    Ponta Porã – a 323 quilômetros da Capital – comemora 106 anos nesta quarta-feira (18). As celebrações começaram às 6h30 com alvorada festiva e culto ecumênico, realizado em frente ao Paço Municipal. Além disso, às 9h ocorre entrega das obras de drenagem e pavimentação asfáltica do Jardim dos Estados na região do Altos da Glória.

    Segundo divulgado pela prefeitura, as comemorações pelo aniversário seguirão até o agosto. No dia 20 (sexta-feira) ocorre ato da secretaria de saúde do programa “Saúde Mais perto de Você” com apresentação e lançamento do “Catarata Zero” e da “Central de Regulação”, com entrega de óculos e serviço de atenção domiciliar, ato realizado no salão paroquial da igreja matriz “São José”.

    O prefeito Hélio Peluffo e secretários também convidam a população a participar no dia 21 de julho, da visita técnica às obras de recuperação da malha viária do assentamento Nova Itamarati. A programação segue dia 23, com visita às novas instalações do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

    Na próxima semana, no dia 27, o prefeito, secretários, vereadores e a população convidada a participar da programação participam da entrega da drenagem, pavimentação asfáltica e iluminação da rua Vital Brasil. Às 14h, acontece a ação “Cidadania e Paz”, ação coletiva de cidadania com as famílias dos programas sociais ato a ser realizado no auditório da paróquia São José.

    No dia 31, a programação abre às 9h com visita às obras de drenagem e pavimentação no distrito de Sanga Puitã, seguindo com visita à drenagem da rua Jamil Saldanha e visita à construção da Praça de Esporte e Cultura "Praça da Juventude". Em agosto, no dia 03, acontece a entrega de uniformes escolares, celulares e kits de materiais para as escolas municipais, a ser realizado na Escola Municipal "Manoel Martins".

    Já no dia 5 de agosto, às 9h, acontece a 2ª Corrida Internacional Fronteira da Amizade, com premiação de R$ 12 mil. A largada acontece no Parque dos Ervais. No dia 7, o prefeito Hélio Peluffo fará a entrega no Paço Municipal de certificados de regularização fundiária para 103 famílias do Residencial Ponta Porã 2.

    Município

    O processo de emancipação político-administrativa de Ponta Porã remonta ao final do século 19, com grande intensidade nos primeiros anos do século seguinte. Para que ele fosse concluído em 1912, com a criação do Município, e, sua posterior instalação em 1913, foram necessárias algumas medidas.

    No ano de 1900, Ponta Porã foi elevada à condição de Paróquia e Distrito. A emancipação político-administrativa de Ponta Porã ocorreu por meio do Decreto N° 617, do dia 18 de julho de 1912. A instalação do Município ocorreu no ano seguinte. Em 25 de março de 1913. O primeiro prefeito de Ponta Porã, foi o gaúcho João Ponciano de Mattos Pereira.

    Por: Guilherme Henri


    Imprimir