Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/06/2018

    Cidade Empreendedora é lançado em Sidrolândia

    Prefeitura Municipal e Sebrae dão primeiro passo para o desenvolvimento da região

    Divulgação
    A Prefeitura de Sidrolândia e o Sebrae/MS lançaram oficialmente na noite desta segunda-feira, 18 de junho, o programa Cidade Empreendedora no município, em evento realizado na Câmara Municipal. O momento histórico contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre alunos de escolas municipais, integrantes da agricultura familiar, empresários e funcionários públicos.

    “Isto é a prova de que não estamos preocupados somente com o hoje, mas também com o amanhã. Temos que nos destacar como a cidade que mais desenvolve, que gera oportunidades a todos”, destacou o prefeito Marcelo Ascoli. “Essa iniciativa vai mudar a cidade. É um grande passo para o desenvolvimento de Sidrolândia”, opinou também o empresário Lun Jin Lo, proprietário do restaurante Lo Bistrô, que participou da primeira turma do Empretec (treinamento avançado do Sebrae) no município.

    O Cidade Empreendedora é um programa com duração de 20 meses e está dividido em oito eixos: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

    “Os resultados positivos vão depender da ação direta de cada um; de forma proativa e como protagonista, com comportamento empreendedor e vontade de fazer a diferença; e de forma articulada” destacou o palestrante da noite Arnaldo Farias, consultor do Sebrae, especialista em gestão pública.

    Experiência de sucesso

    Arnaldo contou ao público sobre sua experiência durante os anos em que foi prefeito de Cabaceiras, município do sertão pernambucano que soube aproveitar suas potencialidades. De terra sem perspectivas de vida, o local se transformou na “Roliúde do Nordeste”, uma referência em cenário para produção de filmes e séries (como “O Auto da Compadecida”); além de conhecido pela “Festa do Bode Rei”, um artesanato que ganhou as passarelas de eventos mundialmente conhecidos de Moda, e terra visitada por turistas europeus que desejam admirar a paisagem sertaneja.

    A ideia foi mostrar que é possível descobrir a vocação de cada cidade por meio do programa criado pelo Sebrae para promover o desenvolvimento local, através de um trabalho conjunto com prefeituras municipais que identifica eixos estratégicos da economia e trabalha para acelerar seu crescimento. No caso de Sidrolândia, um dos caminhos já escolhidos é ensinar o empreendedorismo desde cedo nas escolas.

    “Só se transforma um território por meio da educação empreendedora. E o dia de hoje é o início para que isso aconteça, pois representa uma aceleração do processo de transformação do município”, afirma Tito Estanqueiro, diretor de operações do Sebrae/MS.

    Nesta terça-feira (19) as equipes da Prefeitura Municipal e do Sebrae deram continuidade aos trabalhos, com a realização durante todo o dia da Oficina do Mapa de Oportunidades para definir os eixos de atuação do programa Cidade Empreendedora.

    ASSECOM


    Imprimir