CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/06/2018

    ALCINÓPOLIS| Prefeitura abre vacina contra influenza para mais dois grupos nesta segunda


    Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Alcinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação para pessoas acima de 50 anos e crianças de seis meses até 10 anos incompletos a partir desta segunda-feira (25).

    Para ser imunizado, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), das 7h às 11h e das 13h às 17h, portando a carteirinha de vacinação e Cartão do SUS. Lembrando que a vacinação para os outros grupos prioritários continuam normalmente.

    A Vacina

    A vacina contra influenza é trivalente constituída por vírus inativados, fracionados e purificados, portanto, não contêm vírus vivos e não causam a doença. É contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

    Sobre a Influenza

    A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

    A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diversa, assim como a infecção pode afetar de forma diferente as pessoas. A transmissão do vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

    A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Estas cepas são diferentes a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada seguinte.

    ASSECOM


    Imprimir