CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/05/2018

    TRÊS LAGOAS| Escola Municipal realiza segunda formação continuada sobre a BNCC

    Mestre e professora da UFMS abordou tema com aproximadamente 45 professores da Unidade

    ©Divulgação
    Aproximadamente 45 professores da Escola Municipal “Eufrosina Pinto” de Três Lagoas participaram do 2º encontro de formação continuada sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Direção pediu para que a Mestre e professora Ana Laura Teixeira, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) explanasse o assunto.

    Segundo a Diretora, Nádia da Silva Lima, “a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) sugeriu a nós que trabalhássemos sobre o plano da BNCC e ao sabermos do trabalho da professora Ana Laura pedimos que ela viesse aqui conversar com nossos professores”, disse.
    ©Divulgação 
    Na formação foram trabalhados temas como as dez competências da BNCC tendo como respaldo a legislação e o CHA (Competência, Habilidade e Atitude) da BNCC. “A professora nos explicou de uma maneira fácil e próximo a nossa realidade como a BNCC funcionará na prática na Educação Infantil. Isso só fortaleceu o comprometimento de todos com a causa, animando todos com o projeto”, afirmou.

    BNCC

    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, com a elaboração e implementação de currículos das redes públicas, privadas, urbanas e rurais. Desta forma, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil, contribuindo para promover a equidade educacional.

    Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
    ©Divulgação 
    A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades, que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base Curricular soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

    O documento – Proposta Curricular – deverá estar pronto em 2019 para ser aplicado nas escolas no início de 2020.
    ©Divulgação

    ASSECOM


    Imprimir