CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/05/2018

    TRÊS LAGOAS| Escola de Campo do município realiza almoço para comemorar 10 anos de fundação

    Comemoração será realizada no próximo sábado a partir das 10h

    ©Divulgação 
    A Escola Municipal de Educação no Campo (EMEC) “Antônio Camargo Garcia” de Três Lagoas, oferecerá no próximo sábado (12), a partir das 10h, um almoço a comunidade em comemoração aos 10 anos de fundação da Unidade.

    Atualmente, a escola conta com 222 estudantes do Ensino Fundamental I e II, 32 estudantes no Ensino Médio da Rede Estadual e 23 Funcionários.
    ©Divulgação
    Segundo a diretora Simone Ribeiro Rodrigues, “a escola encontra-se, atualmente, em plenas condições de funcionamento, com uma infraestrutura adequada e satisfatória, proporcionando um ensino de qualidade possuindo a melhor infraestrutura rural de Mato Grosso do Sul”, explicou.

    HISTÓRIA

    A EMEC “Antônio Camargo Garcia” surgiu da necessidade de atender os estudantes da zona rural que habitavam a região do Vera Cruz. As crianças frequentavam o Ensino Fundamental I em salas isoladas e multisseriadas espalhadas por diversas fazendas, muitas delas utilizavam o transporte escolar oferecido pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, outras deslocavam-se de onde moravam até a escola mais próxima de carroça, moto ou a cavalo, alguns alunos permaneciam até o final do dia na escola aguardando os pais encerrarem sua lida diária para buscá-los.

    Segundo a diretora, os desafios começavam quando os alunos terminavam o Ensino Fundamental I. “Pais e alunos encaravam grandes dilemas: enfrentar um longo percurso até a cidade mais próxima, que significava sair de casa de madrugada e retornar apenas a noite; morar com parentes; parar de estudar ou a família mudava-se para a cidade. E das dificuldades que encontravam o desemprego e as consequências que isto lhes trazia”, explicou Simone.

    No ano de 1988, preocupado com a situação destas famílias, o diretor das escolas rurais José Antônio dos Santos, conseguiu a doação de um terreno com o pecuarista da região do Vera Cruz, Antônio Camargo Garcia. Conhecedor da situação, Antônio, sensível ao problema, doou no mesmo ano uma área para ser construída a tão sonhada escola.

    A obra foi inaugurada e concretizada em 27 de maio de 2008. O senhor Antônio Camargo Garcia faleceu em 03 de outubro de 2007, sem ver seu sonho concretizado. “Ele foi um dos responsáveis em trazer o progresso para região do Alto Sucuriú e nos deixou uma das maiores heranças de seu trabalho e honestidade”, disse a diretora.

    A EMEC Antônio Camargo Garcia possui 09 salas de aula, uma salda da direção, uma sala dos professores, uma sala para secretaria, uma sala de leitura, uma sala de tecnologia, uma quadra poliesportiva sem cobertura, dois sanitários para professores e funcionários, dois sanitários para alunos, área de circulação coberta, uma cozinha, um almoxarifado e ainda suas casas para funcionários que residem na zona urbana com dois dormitórios, banheiro, sala e cozinha conjugados.

    ASSECOM
    Imprimir