CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/05/2018

    Programa Universitário Cidadão tem início em Três Lagoas

    Iniciativa oferece aos universitários atividades extracurriculares obrigatórias para conclusão do curso e a prática do voluntariado 

    ©Divulgação
    O Programa Universitário Cidadão foi lançado oficialmente na noite desta quinta-feira (17), no Anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas. Participaram da cerimônia representantes de todos os órgãos envolvidos: UFMS, Ministério Público Estadual (MPE), o Poder Judiciário Estadual e do Comunidade Educa, organização não governamental responsável pela implantação do programa. 

    Cerca de 200 convidados estiveram presentes. Entre eles o Juiz Marcio Rogério Alves, do Poder Judiciário Estadual; Osmar Jesus Macedo, diretor dos Câmpus da UFMS em Três Lagoas; Marcelo Turine, Reitor da UFMS; Luciano Anechini Lara Leite, Promotor de Justiça; Antônio Carlos Garcia de Oliveira, Promotor de Justiça; Olavo Coli, Defensor Público; Paulo Salomão, Vice-Prefeito de Três Lagoas e Luan Freitas, Coordenador do Programa Comunidade Educa. Na plateia, empresários, autoridades de diversos segmentos e estudantes também acompanharam o lançamento. 

    Após uma breve apresentação do Programa, a ex-docente da UFMS Juliana Tomiko Ribeiro Aizawa concedeu uma palestra cujo tema foi “Estranhos à Nossa Porta”, que tratou sobre a educação na comunidade em dias atuais. A explanação foi digna de aplausos e de muita interatividade entre os participantes. 
    ©Divulgação
    Com o lançamento oficial, o Programa Universitário Cidadão está institucionalizado na UFMS, o que significa que os estudantes que participarem desta iniciativa terão garantidas as horas de atividades complementares necessárias para a conclusão dos cursos que frequentam. “Eu gostaria de frisar que o Programa não está restrito à UFMS, nós queremos a participação de estudantes de outras faculdades do município”, completou Luan Freitas, um dos idealizadores do Programa. 
    ©Divulgação
    Ainda conforme Luan, no próximo Dia Internacional do Meio Ambiente – comemorado em 05 de junho – os voluntários do Programa já terão o primeiro compromisso: uma ação de limpeza geral e plantio árvores e flores no Campus 2 da UFMS. Até lá, serão realizadas reuniões todas às terças feiras às 18h com o tema “Fábrica de Projetos”, que tem como objetivo envolver os participantes de todos os cursos na implantação de novos projetos que trarão o bem da comunidade acadêmica e das pessoas que vivem em bairros considerados carentes no município. 

    Sobre o Programa Comunidade Educa 

    O Programa Social Comunidade Educa é uma associação privada sem fins lucrativos de cidadãos interessados em fomentar a cidadania de crianças e adolescentes. As atividades tiveram início em 2015, com aproximadamente 200 crianças atendidas por fim de semana na Escola Municipal Marlene de Noronha, localizada no bairro Vila Verde em Três Lagoas. 

    Desenvolvidas em seis eixos de atuação – cultura, cidadania, esporte, saúde, geração de renda e meio ambiente – as oficinas e dinâmicas estimulam a convivência social e promovem a integração entre indivíduos. Temos como missão despertar o lado artístico, cultural, esportivo e recreativo dos participantes e desenvolver a imaginação criadora, vivenciando ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade. 

    ASSECOM 


    Imprimir