CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/05/2018

    Deputado João Grandão comemora sucesso da maior Feira da Reforma Agrária do país

    ©Divulgação/ALMS
    O deputado João Grandão apresentou na Assembleia Legislativa, hoje (3), o pedido de moção de congratulação pelo sucesso da 3ª edição da Feira Nacional da Reforma Agrária. O evento foi realizado em São Paulo, no último fim de semana, e atraiu mais de 260 mil pessoas.

    “A moção é pelo reconhecimento da organização e, acima de tudo, pelo compromisso com a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos”, explicou o parlamentar, que é um defensor legítimo da luta camponesa. “Em 2017 estive na feira e presenciei a comercialização de toneladas de arroz orgânico, uma conquista da Reforma Agrária”, contou.

    O êxito da feira aconteceu em meio ao marasmo na implantação de novos assentamentos. No ano passado, o governo de Temer não assentou nenhuma família sequer. Esta interrupção inédita na política de reforma agrária, é mais uma das nefastas consequências do golpe.

    "Sempre defendi essa causa dos produtores, da produção de alimentos e da inclusão. São eventos que buscam cumprir um dos objetivos da reforma agrária de dialogar com a população das cidades, principalmente a partir da produção de alimentos saudáveis em transição agroecológica", afirmou João Grandão.

    Na edição de 2018, foram comercializadas 420 toneladas de alimentos saudáveis, produzidos em mais de 900 assentados do país, colocando em evidência a importância da democratização da terra. A feira este ano superou o sucesso de 2017, quando 170 mil visitantes passaram pela atividade, e em 2018 reuniu 260 mil pessoas.

    Na Casa de Leis, o deputado João Grandão é vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira, e destaca seu apoio à Reforma Agrária, destacando seu desenvolvimento social e econômico que a Agricultura Familiar tem apresentado em todo o país.

    Feira da Reforma Agrária em Campo Grande

    Com o apoio de João Grandão, Campo Grande recebeu em 2017 a primeira feira da Reforma Agrária. A feira foi abastecida com artigos produzidos em 30 assentamentos e acampamentos do MST em Mato Grosso do Sul – incluindo alimentos orgânicos e não orgânicos, mas todos provenientes do modelo familiar de produção agrícola. Aproximadamente 350 pessoas participam do evento.

    Luta pela Agricultura Familiar

    Em 2003, quando deputado federal, não apenas exerceu a relatoria como foi o responsável pela introdução do Artigo 19 do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que estabelece a compra, por parte do Governo Federal, diretamente dos agricultores familiares, assentados da Reforma Agrária, Comunidades Indígenas e demais povos e comunidades tradicionais para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.

    ASSECOM
    Imprimir