CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/05/2018

    COSTA RICA| Com mais eleitores que habitantes, prefeitura questiona contagem do IBGE

    Prefeitura pede recontagem na Justiça. Crescimento da população teria sido apontado como menor

    ©Paulo Francis
    Por erro no censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo alega o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), o município de Costa Rica, a 305 km de Campo Grande, tem mais eleitores registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do que habitantes. Isso porque, argumenta o prefeito, o instituto cometeu equívocos ao estimar a população da cidade.

    “O crescimento de Costa Rica nos últimos anos é em torno de 5%, enquanto que o IBGE só atualiza em 1,15%. Então nos últimos 7 anos, há um déficit na populalão de aproximadente 30%”, comenta.

    O último censo do IBGE ocorreu em 2010 e contabilizou 19.695 habitantes. A estimativa atual seria de 20.159 moradores. O TRE, por sua vez, aponta 20.436 eleitores, 277 a mais do que a contagem do instituto.

    O prefeito chama o crescimento da cidade de “acima do normal”. “Nos últimos anos ocasionou um déficit de população 36,89%, então isso quer dizer que Costa Rica tem aproximadamente 28 mil habitantes, pelos dados do município”, argumenta.

    A Prefeitura ingressou com ação judicial e pede a recontagem da população. A ação tramita no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região). A primeira decisão negou liminar e a Prefeitura recorreu.

    “A população sabe que o censo está errado pelo número de contas ligadas, por exemplo. Nós temos 8,501 domicílios”, afirma o prefeito. 

    A reportagem procurou o IBGE, que ficou de apresentar um posicionamento nesta quarta-feira.

    Fonte: campograndenews
    por: Izabela Sanchez


    Imprimir