![]() |
©Divulgação |
A 3ª reunião ordinária do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS), contou nesta sexta-feira, 04, com presença do coordenador da área de Integração Elétrica no GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rubens Rosental e dos pesquisadores Solange Pose Garcia e Antônio Oliveira.
A reunião foi na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). A instituição foi contratada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no âmbito do Projeto de P&D (Programa de Pesquisa e Desenvolvimento ) com foco na ampliação da representatividade dos Conselhos de Consumidores diante dos próprios consumidores, das empresas Distribuidoras e da Agência Reguladora, diante de um ambiente de profundas modificações técnicas, regulatórias e comportamentais da sociedade.
![]() |
©Divulgação |
O Concen é o terceiro do País a ser visitado pelos pesquisadores, que devem concluir os trabalhos em outubro de 2019. Os pesquisadores apresentaram o Grupo, que desde 2013 atua fortemente na área de P&D e as fases do projeto em andamento. “Acreditamos que será um instrumento bastante importante”, disse Rubens. Solange ressaltou que o Concen representa um modelo de Conselho de Consumidor atuante. “Estar aqui é um reconhecimento porque vocês são um modelo que queremos construir”.
O economista Carlos Oliveira que é pesquisador líder, apresentou os desafios do processo, dentre eles a inovação regulatória para que os Conselhos possam protagonizar. De um modo geral, a ideia é determinar o papel e atuação dos conselhos em um contexto em que consumidores serão mais ativos no mercado.
“Nos sentimos honrados e à disposição para contribuir na construção do modelo de capacitação que otimize a atuação dos Conselhos”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa.
Fonte: ASSECOM
Por: Fernanda Mathias

