CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/05/2018

    Campo Grande recebe o nostálgico e moderno projeto Cine Autorama

    ©Rafael Beraldo
    O Cine Autorama, projeto de cinema ao ar livre que retoma o modelo do charmoso drive-in, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos próprios carros, chega pela primeira vez a Mato Grosso do Sul. Estará em Campo Grande nos dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, com sua programação que procura mesclar filmes nacionais e estrangeiros, retrô e atuais.
    ©Rafael Beraldo
    A entrada é sempre franca e as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). As reservas tiveram grande procura e a primeira “leva” de vagas disponibilizadas foi rapidamente esgotada. A organização do evento divulgou hoje, dia 18 de maio, que novas vagas foram abertas no site! São esperados 120 carros por dia.

    Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece mesmo com frio e chuva, já que os espectadores estão dentro dos seus veículos.

    De maio a agosto serão realizados 20 eventos do Cine Autorama em oito cidades de seis estados brasileiros, sempre começando com uma mostra de curtas de até 30 minutos e, logo na sequência, o longa-metragem. Na maioria das cidades, no primeiro dia, o longa é internacional e no segundo dia é exibido um filme brasileiro. Este ano, o Cine Autorama visitará Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul; Sorriso e Sinop, no Mato Grosso; Teresina, no Piauí; Timon, no Maranhão; e Barcarena, no Pará. 
    ©Rafael Beraldo
    A Temporada 2018 do Cine Autorama - que foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura e tem em Campo Grande o patrocínio da Águas Guariroba e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande - é uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.

    Nos tempos em que filmes podem ser assistidos em casa em televisores de alta definição ou nos mais diversos lugares através de tablets e celulares, o encanto do cinema drive-in está de volta. Pelo quarto ano seguido, a Brazucah Produções apresenta o Cine Autorama, projeto de cinema itinerante com exibições de filmes ao ar livre para serem assistidos pelas pessoas dentro dos seus próprios automóveis. Na Temporada 2018, de maio a agosto o projeto fará 20 sessões em oito cidades de seis estados do País. Ao final de maio e início de junho (dias 30 e 31 e 1 e 2), o projeto estará pela primeira vez no estado Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Antes, visitará Cabo Frio, dias 16 e 17 de maio; e São Pedro da Aldeia, dias 19 e 20 de maio, ambas no Rio de Janeiro. Após Campo Grande, o Cine Autorama vai a Sorriso e Sinop, no Mato Grosso; Teresina, no Piauí; Timon, no Maranhão; e Barcarena, no Pará. Na maioria das localidades, a programação é de dois dias, com exceção de Campo Grande e Teresina, cada uma com quatro dias de sessões. 
    ©Rafael Beraldo
    Em cada dia, acontece a exibição por 30 minutos de curtas-metragens e, na sequência, de um longa-metragem. A entrada é sempre franca, mas as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). As reservas tiveram grande procura e a primeira “leva” de vagas disponibilizadas foi rapidamente esgotada. A organização do evento divulgou hoje, dia 18 de maio, que novas vagas foram abertas no site! São esperados 120 carros por dia. Quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera. Também há 40 vagas por dia para pedestres.

    A Temporada Cine Autorama 2018 procura mesclar filmes nacionais e estrangeiros, retrô e atuais. Na maioria das cidades, no primeiro dia é exibido um filme estrangeiro e no segundo um filme nacional. Foi viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura, tem em Campo Grande o patrocínio da Águas Guariroba e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil e da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. É uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e do Ministério da Cultura.

    Em Campo Grande, a programação traz no primeiro dia, 30 de maio, quarta-feira, exibições de curtas a partir das 19h30 e, às 20h, do filme “Mulher Maravilha’, dirigido pela diretora Patty Jenkins, com elenco formado por nomes como Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e Danny Huston. No dia 31, após os 30 minutos de curtas, começa às 20h a premiada animação “Moana – um Mar de Aventuras”, dos diretores John Musker e Ron Clements”. No dia 1º. de junho, a programação também tem início às 19h30 com os curtas-metragens, e às 20h será exibido o filme “Tudo que aprendemos juntos’ dirigido por Sérgio Machado, com um elenco formado por atores como Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas e Sandra Carveloni. O último dia do Cine Autorama em Campo Grande, 2 de junho, sábado, tem a exibição de curtas às 19h30 e do longa “O Filme da Minha vida”, dirigido por Selton Mello, com Vincent Cassel, Bia Arantes, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin e o próprio Selton Mello no elenco. Nos quatro dias as sessões acontecem na Praça do Papa (à Av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho).

    Sobre o Cine Autorama

    Mesmo com um pé fincado na nostalgia, o Cine Autorama tem o outro pé na modernidade. A equipe percorre o Brasil em uma van, equipada com projetor de alta luminosidade, e na exibição dos filmes o áudio é transmitido de forma inovadora: através de uma estação de rádio FM. “Basta ligar o rádio do carro ou mesmo sintonizar através do smartphone”, conta Marco Costa, da Brazucah Produções, coordenador do projeto. Além disso, a exibição acontece mesmo com frio e chuva, já que os espectadores estão dentro dos seus carros. “Nossa estrutura lembra muitas vezes a de um circo, já que montamos tudo rapidamente, em um único dia. Nas diversas cidades, as pessoas ficam encantadas”, acrescenta Marco Costa.

    O Cine Autorama é montado em espaços públicos amplos que comportam, dependendo da área oferecida pela cidade, entre 50 e 200 carros. Na chegada, após passar por um pórtico de entrada, o público (formado por casais e famílias inteiras) é recepcionado por promotores que oferecem orientações e a programação. Se o espectador precisa de mais alguma informação ou ajuda, basta ligar o pisca-alerta, que logo um monitor vai até o carro. Em cada cidade são disponibilizados 40 assentos ao ar livre para pessoas que não dispõem de veículos. 

    De acordo com Marco Costa, a escolha dos filmes passa por uma análise criteriosa. “A curadoria dos filmes de 2018 foi elaborada levando em consideração a experiência de três anos do projeto, dois deles percorrendo o interior dos estados de São Paulo (2016 e 2017) e Rio Grande do Sul (2017). Percebemos que é fundamental ter filmes conhecidos, capazes de atrair o público para conhecer o evento”, conta o coordenador, que acrescenta: “Verificamos um alto índice de aprovação do público ao assistir aos filmes antigos clássicos, mas também constatamos o desejo de assistir a filmes recentes. Por isso mesclamos na programação os filmes mainstream, com grande capacidade de atração, mas não deixamos de lado o comprometimento que temos, como empresa de difusão de conteúdos brasileiros, de mostrar as principais produções nacionais, assim como filmes que promovam a sustentabilidade e a diversidade. Vale ressaltar que os filmes mainstream selecionados também trabalham temáticas relevantes para o nosso contexto social. Um bom exemplo é Mulher Maravilha, que traz à tona a questão de gênero e da representatividade da mulher”.

    Os filmes selecionados para a programação em 2018 são: “Tudo que Aprendemos Juntos” (2015), do diretor Sérgio Machado; “O Filme da Minha Vida” (2017), do diretor Selton Mello; “De Volta para o Futuro 2” (1989), do diretor Robert Zemeckis; “Moana: Um Mar de Aventuras” (2016), dos diretores Ron Clements e John Musker; e “Mulher-Maravilha” (2017), da diretora Patty Jenkins.

    Programação do Cine Autorama em Campo Grande

    Dia: 30 de maio, quarta-feira

    Local: Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

    Programa

    19h30 - Exibição de curtas-metragens

    20h00 – Mulher Maravilha

    Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

    Sinopse do “Mulher Maravilha” (ficção científica/Ação, 2017, 2h21min, 12 anos)

    Dirigido por Patty Jenkins, tem no elenco nomes como Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e Danny Huston. Na história, treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai em uma praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.

    Dia: 31 de maio, quinta-feira

    Local: Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

    Programa

    19h30 - Exibição de curtas-metragens

    20h – Moana – Um Mar de Aventuras

    Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

    Sinopse de “Moana – Um Mar de Aventuras” (animação, 2016, 1h47, Livre 

    Na bela história contada pelos diretores John Musker e Ron Clements, Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

    Dia: 1º. de junho, sexta-feira

    Local: Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

    Programa

    19h30 - Exibição de curtas-metragens

    20h – Tudo que aprendemos juntos

    Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

    Sinopse do filme “Tudo que aprendemos juntos” (drama/musical, 2005, 1h42min, 12 anos) 

    Dirigido por Sérgio Machado, com elenco formado por atores como Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas e Sandra Corveloni, o longa brasileiro traz da história do violinista Laerte (Lázaro Ramos), que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas em uma favela na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e, por meio da música, faz com que ele abandone o tráfico de drogas e dê um novo sentido para sua vida.

    Dia: 2 de junho, sábado

    Local: Praça do Papa, à av. dos Crisântemos, 457/559, na Vila Sobrinho.

    Programa

    19h30 - Exibição de curtas-metragens

    20h – O Filme da Minha Vida

    Entrada franca (reservar lugar através do site www.cineautorama.com.br)

    Sinopse de “O Filme da Minha Vida” (drama, 2017, 1h53min, 14 anos)

    O jovem Tony decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas, seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis. Direção de Selton Mello, com elenco formado por nomes como Vincent Cassel, Bia Arantes, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin e o próprio Selton Mello.

    *Projeto Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Águas Guariroba e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil e Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. É uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura.

    **As pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). Mas quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera.

    ***As reservas tiveram grande procura e a primeira “leva” de vagas disponibilizadas esgotou-se rapidamente. A organização do evento divulgou hoje, dia 18 de maio, que novas vagas foram abertas no site! São esperados 120 carros por dia. Quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera. Também há 40 vagas por dia para pedestres.

    Sobre o Cine Autorama

    O projeto foi iniciado em 2015, em parceria com o Shopping Continental Osasco, na Grande São Paulo. Foram realizadas 16 sessões ao longo de dois meses, como evento especial de aniversário do shopping. Foram exibidos filmes como “E.T”, “Os Caças Fantasmas” e “Titanic”. 

    Em 2016, o Cine Autorama participou do circuito CPFL Cultura e Arte. Foram 40 sessões em 20 cidades no interior do Estado de São Paulo, ao longo de quatro meses: Altinópolis, Avaré, Barretos, Bebedouro, Brodowski, Capivari, Hortolândia, Ibitinga, Itapira, Ituverava, Jaú, Matão, Mirassol, Mococa, Monte Alto, Orlândia, Paulínia, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto e Taquaritinga. No ano passado, pela primeira vez o Cine Autorama saiu do estado de São Paulo e percorreu dez cidades gaúchas, além de dez cidades paulistas. Também realizou sessões na cidade de São Paulo.

    Ao total, o projeto já realizou cerca de 100 eventos em 40 cidades, para um público total de 16 mil pessoas. De acordo com Marco Costa, coordenador do projeto, o público estimado para este ano é de seis mil pessoas.

    O projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Aegea Saenamento e suas concessionárias, com parceria da Sices Brasil e da Associação Cultural Simbora, e realizado pela Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura. Em 2016 contou com o patrocínio da CPFL Energia e em 2017 da CPFL Energia, RGE e RGE Sul. 

    Este ano conta com o patrocínio da Aegea Saneamento e de suas respectivas concessionárias em cada cidade.

    Uma breve história do Drive-in

    Assim como acontece em relação ao resgate dos LPs, em diversos países têm surgido projetos e movimentos relacionados do cinema Drive-in. Nos Estados Unidos, empresas e sociedade têm realizados campanhas para resgatar esse modelo de exibição que faz parte da memória afetiva do país e que nas décadas de 1930 e 40 contava com o incrível número de quatro mil lugares de exibição e que continuou forte até a década de 70.

    No Brasil, o cinema Drive-in chegou com força na década de 60 e teve seu apogeu nos anos 70. Em São Paulo, um dos lugares mais conhecidos era o Chaparral, inaugurado em 71, no bairro da Penha. Também foram muito conhecidos o Snob’s Auto Cine (68), na avenida Santo Amaro. E o Moon Auto Cine (70), localizado na avenida Interlagos.

    Ao contrário dos Estados Unidos, os drive-ins no Brasil tiveram pouca longevidade, já que na década de 70 com as transmissões via satélite e o surgimento da televisão a cores fortaleceram demais a televisão. Muitos drive-ins fecharam. Outros tantos se tornaram motéis e aos poucos a ideia de ida ao drive-in deixou de ser associada a um programa cultural e familiar. 

    Nos últimos anos, também no Brasil o resgate do drive-in tem acontecido. “Descobriu-se que está na memória afetiva até de quem nunca assistiu a um filme em um drive-in, mas já viu alguma referência a ele em algum filme antigo ou mesmo em um desenho animado, como os Flintstones”, analisa Marco Costa, sócio da Brazucah Produções e diretor do projeto Cine Autorama, que entra em 2018 em seu quarto ano. “O objetivo do projeto é resgatar o conceito e a memória original desses espaços de exibições de filmes, movimento que está em ascensão no País. É fascinante saber que o Drive-in Chaparral voltou a realizar sessões, em parceria com o SESC Osasco, no estacionamento da instituição e tem sido um grande sucesso de público. Há outras iniciativas que também podem ser destacadas, como o Cine Drive-in de Brasília. Felizmente, o Cine Autorama cresce a cada ano. Em 2017, pela primeira vez saímos do estado de São Paulo e percorremos também cidades do interior gaúcho. Este ano, faremos sessões no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Maranhão e Pará.

    Veja algumas curiosidades sobre o Cine Autorama

    *As pessoas vão assistir aos filmes nos mais diferentes trajes. Desde gente que vai elegante, como se fosse a um cinema no Shopping ou mesmo a um teatro, a pessoas que vão despojadas. Na cidade de Jaú, um espectador foi de pijama!;

    *Em São José do Rio Preto, a produção foi procurada por um senhor que fazia questão de se apresentar. Ele contou que trabalhou no cinema drive-in “Auto Cine Aquarius”, nos anos 80. Estava extremamente feliz e até emocionado por mostrar ao filho como era essa experiência;

    *As pessoas vão ao Cine Autorama nos mais variados veículos. Em Capivari, aconteceu uma cena inusitada: um casal foi assistir ao filme de charrete;

    *Embora exista comida para ser consumida no próprio local do drive-in, algumas pessoas levam lanches de casa, como pizzas e sanduíches.

    *Na temporada do Cine Autorama no Continental Shopping, no ano passado, uma espectadora quis aproveitar o clima de romance para pedir o namorado em casamento. Escreveu para a produção e tudo foi preparado. Ela fez o pedido na frente de todos e a resposta foi sim, para a alegria geral. Foi lindo!

    Sobre a Brazucah

    A Brazucah é uma produtora cultural e uma agência de comunicação que tem como objetivo a formação de público para o cinema brasileiro. Desde 2002 no mercado, a Brazucah desenvolve projetos culturais com foco no cinema nacional e sua democratização, em parceria com organizações, empresas e marcas. Em seus projetos Cinesolar, Cine Autorama e CineB, em conjunto, a Brazucah realizou mais de 1.500 eventos para um público superior a 200 mil espectadores.

    Sobre a Aegea Saneamento

    A Aegea é uma das maiores empresas de saneamento do segmento privado no país. Está presente em 48 cidades em dez estados brasileiros, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e Piauí. Criada em 2010, com 23% do mercado privado de saneamento básico do Brasil, atende a mais de 5,4 milhões de pessoas no país. A companhia atua no gerenciamento de ativos de saneamento por meio de concessões plenas ou parciais e parcerias público-privadas (PPPs), como administradora de concessões públicas em todo processo do ciclo integral da água – abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.
    ©Rafael Beraldo
    Fonte: Gontof Comunicação
    Por: Airton Gontow


    Imprimir