CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/05/2018

    BATAGUASSU| Famílias indígenas participam de reunião do Paif

    ©Micael Nunes
    Famílias indígenas assistidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) por meio do Núcleo Municipal de Igualdade Racial participaram na última quinta-feira (24) das reuniões mensais promovidas pelo órgão através do Serviço de Proteção Integral a Família (Paif). 

    Segundo a coordenadora municipal do Cras I, Tamires Gazola, nos encontros são debatidas temáticas variadas que envolvem saúde pública, serviços assistenciais entre outros. Atualmente, 37 famílias de várias etnias indígenas (Guaraní, Guató, Kadiwéu, Kaiwá, Pataxó e Terena) são acompanhadas pelo órgão público no município e recebem ainda através da parceria com a Coordenadoria Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Dourados, cestas básicas.

    Com relação a atividade realizada na data no Clube da Melhor Idade às 9h30, a acadêmica Agda Maria de Oliveira Silva, de família indígena e participante do curso "Ára Verá” - voltado para os Kaiowa-Guarani e que é pioneiro na formação específica e diferenciada de profissionais em educação apresentou uma vivência do curso organizado pelo Centro de Formação de Professores Indígenas de Mato Grosso do Sul, parceria entre Secretaria do Estado de Educação e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
    ©Micael Nunes 
    Na explanação, a acadêmica repassou detalhes da capacitação que aborda tradições, dialetos, comidas e danças típicas da cultura indígena.

    Para a participação do curso, Agda recebe auxílio financeiro do município, com objetivo de garantir a manutenção da cultura indígena. 

    ASSECOM


    Imprimir