Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/04/2018

    TRÊS LAGOAS| Raio-X volta a funcionar nas unidades de Saúde do município

    Avaria dos aparelhos de Radiodiagnóstico da UPA e da Clínica de Ortopedia foi solucionada e o do CEM será também consertado em breve

    © Divulgação
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas informa à população que os Exames Radiodiagnósticos, mais conhecidos como exames de Raio-X, voltaram a ser realizados normalmente na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e na Clínica de Ortopedia.

    Na unidade do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o aparelho de Raio-X, que também estava avariado, por ser um modelo mais antigo, precisou de reposição de uma peça, que já foi adquirida pela Prefeitura de Três Lagoas e que deverá ser, brevemente, instalada pelo técnico, como informou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque.
    © Divulgação
    “Infelizmente, os três aparelhos de Raio-X sofreram avarias ao mesmo tempo, o que prejudicou em muito a qualidade do atendimento à nossa população”, comentou a secretária de Saúde.

    Nesse período, como informou Angelina Zuque, todos os pacientes de graves acidentes, com traumas e que precisavam do diagnóstico imediato de Raio-X, foram todos encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora, “onde tiveram o atendimento devido”.

    BÁSICO DA UPA

    Como observou o coordenador da UPA – 24h, Jefferson da Silva Santos, o Raio-X, assim como os exames laboratoriais são os elementos básicos do diagnóstico médico para tratamento do paciente.

    Jefferson informou que, em média, diariamente são realizados em torno de 80 exames de Raio-X na UPA, que possui equipamento moderno, totalmente digital, sem necessidade de gravação de imagem em chapa fotográfica.
    © Divulgação 
    “A imagem é transmitida ao computador e as cópias são emitidas e simultaneamente gravadas em um CD”, mostrou a técnica em Raio-X, Ediluz da Silva Dias.

    Na UPA – 24h, conforme relatórios da SMS, de janeiro até agora, foram realizados 2.438 exames Radiodiagnósticos.

    No CEM, em 2017, foram 3.616 exames de Raio-X e em 2018, foram apenas 338 exames realizados. No Centro Ortopédico, o número de exames de Raio-X, no período de janeiro até 10 de abril, já atingiu 1.918 procedimentos.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir

    RECENTES

    POLÍTICA

    CONCURSOS