CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/04/2018

    Comunidade Educa lança Programa Universitário Cidadão

    Iniciativa oportuniza aos estudantes da UFMS atividades extracurriculares obrigatórias para conclusão do curso e a prática do voluntariado 

    © Divulgação 
    A partir de maio, os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas terão a oportunidade de cumprir as atividades extracurriculares obrigatórias, por meio de uma parceria inédita com o Programa Comunidade Educa. 

    A iniciativa chamada de “Programa Universitário Cidadão” abrange todos os cursos da Universidade, promovendo a conscientização dos acadêmicos sobre a importância do voluntariado, ao mesmo tempo em que leva às crianças e adolescentes atendidos pelo Comunidade Educa a chance de expansão das atividades. 
    © Divulgação 
    O lançamento oficial foi no dia 05 de abril, com as presenças do Prof. Dr. Marcelo Turine (Reitor da UFMS), Dra. Daniela Endrice (Juíza Estadual), Dr. Luciano Lara (Promotor de Justiça), Prof. Dr. Osmar Macedo (Diretor da UFMS CPTL), Prof. Dr. Marçal Rizzo (Professor da UFMS CPTL) e Luan Freitas (Coordenador do Programa Comunidade Educa). 

    Na prática, os universitários atuarão como voluntários no Comunidade Educa uma vez por semana, aos domingos, das 14h às 18h. A partir do próximo semestre, com apoio da Prefeitura Municipal, as atividades serão expandidas para outros dias da semana. 

    As atividades recreativas, artísticas e esportivas serão realizadas no Centro de Referência em Assistência Social (Crase) Coração de Mãe de Três Lagoas, instituição mantida pela Prefeitura Municipal, que é referência estadual no atendimento às crianças e adolescentes. 

    Com a parceria inédita, os estudantes estarão mais próximos da sociedade três-lagoense, praticando a cidadania. Para a universidade, a participação dos universitários de diferentes cursos aumenta a integração entre eles. Para as crianças e jovens carentes atendidos pelo Comunidade Educa, a expansão dos atendimentos no chamado contra turno escolar representa mais qualidade de vida e oportunidades. 

    Sobre o Programa Comunidade Educa 

    O Programa Social Comunidade Educa é uma associação privada sem fins lucrativos de cidadãos interessados em fomentar a cidadania de crianças e adolescentes. As atividades tiveram início em 2015, com aproximadamente 200 crianças atendidas por fim de semana na Escola Municipal Marlene de Noronha, localizada no bairro Vila Verde em Três Lagoas. 

    Desenvolvidas em seis eixos de atuação – cultura, cidadania, esporte, saúde, geração de renda e meio ambiente – as oficinas e dinâmicas estimulam a convivência social e promovem a integração entre indivíduos. Temos como missão despertar o lado artístico, cultural, esportivo e recreativo dos participantes e desenvolver a imaginação criadora, vivenciando ao mesmo tempo o valor da liberdade exercida com responsabilidade. 

    Fonte: ASSECOM
    Por: ROGÉRIO POTINATTI

    Imprimir