CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/04/2018

    Cheque Especial terá um novo regulamento a partir do meio do ano

    Antecedendo atitudes do governo, bancos promovem a autorregulamentação, graças à redução da Selic.

    © Divulgação
    No primeiro dia do mês de julho, entrará em vigor um novo regulamento para o uso do cheque especial nas instituições bancárias de todo o país. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) na última terça-feira (10), as novas medidas terão como objetivo disponibilizar alternativas mais baratas para liquidação de dívidas no cheque especial – uma das linhas de crédito mais caras do país.

    A possibilidade de adoção de mudanças que reduzissem o custo do cheque especial para o consumidor já vinha sendo considerada pela Febraban nos últimos meses. Pesou em favor das mudanças a atual situação de manutenção das altas taxas de juros da modalidade de crédito para o consumidor mesmo em um cenário de queda da Selic.

    Em fevereiro deste ano, a taxa média de juros cobrada pelos bancos brasileiros no âmbito do cheque especial ficou em 324,1% ao ano – a segunda maior taxa de juros do país, atrás apenas dos juros cobrados no rotativo do cartão de crédito.

    Diante desta situação, e pressionados pela possibilidade de o governo adotar medidas que forçassem a queda dos juros do cheque especial, os bancos decidiram realizar um normativo de autorregulamentação e adotar novas regras para o cheque especial.

    “O cliente não será obrigado a contratar uma das alternativas de pagamento oferecidas pelas instituições financeiras, mas caberá aos bancos reiterar as ofertas para parcelamento ou liquidação da dívida aos seus clientes a cada 30 dias.” Analisa o Educador Financeiro do Blog de Valor, André Bona.

    Sobre André Bona

    André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

    Atualmente, como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

    Sobre o Blog de Valor

    Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

    Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 100 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.

    Por: Gueratto Press
    Imprimir