CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/04/2018

    10 utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha

    Esse levedante químico pode se tornar um aliado poderoso para as tarefas mais difíceis

    © Reprodução
    Na cozinha, o bicarbonato de sódio não deve ser apenas conhecido por ajudar a dar volume, altura e leveza às massas. Esse levedante químico pode se tornar um aliado poderoso para as tarefas mais difíceis na cozinha.

    Limpe potes plásticos

    Para acabar com o cheiro que os potes plásticos podem reter, misture 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 1/2 litro de água morna e use para lavá-los. Você também pode deixar os potes de molho nessa mistura.

    Recupere as panelas

    Deixou a comida queimar e a panela manchou? Coloque um pouco de bicarbonato, água morna e deixe de molho de um dia para o outro. Depois, lave normalmente com água, detergente e esponja.

    Recupere a louça manchada de café e chá

    Umedeça com água e um pouco de bicarbonato um pano limpo e esfregue na louça manchada. Se as manchas não saírem, deixe de molho em água e bicarbonato de um dia para o outro.

    Ajuda para desentupir tubos e ralos

    Para eliminar os maus cheiros que vêm dos ralos e tubulações, despeje metade de um copo de bicarbonato de sódio em pias, chuveiros ou banheiras e deixe a água correr. Repita a operação uma vez a cada dez dias.

    Para deixar a geladeira cheirosa

    Para neutralizar os odores que podem ficar na geladeira, coloque um potinho com bicarbonato de sódio dentro do eletrodoméstico. Troque o pote de tempos em tempos.

    Limpar a máquina de lavar louça

    Quer limpar e desinfetar a sua máquina de lavar louça? Coloque um pouco do bicarbonato junto com o detergente.

    Forno limpo

    Misture 1/2 xícara de água com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Uma pasta se formará: espalhe-a no forno e deixe lá de um dia para o outro. Pra retirar, use um pano úmido.

    Para limpar esponja

    A esponja também precisa se limpa: mergulhe-a em uma bacia de água morna com 3 colheres (sopa) de bicarbonato.

    Armários e gavetas

    Deixe pequenos recipientes cheios de bicarbonato em armários e gavetas, se você quiser manter longe os maus odores.

    Tábua de corte

    Para remover os odores que ficam nas tábuas de corte, polvilhe-as com bicarbonato de sódio e deixe descansar por alguns minutos antes de prosseguir para a lavagem habitual.

    Fonte: NAOM
    Imprimir