Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/03/2018

    TRÊS LAGOAS| Elektro investe na automação da rede elétrica no município

    Tecnologia beneficiará mais de 53 mil moradores de 25 bairros da cidade

    © Divulgação
    A Elektro inicia nesta segunda-feira, 5 de março, a primeira etapa da instalação de uma moderna tecnologia de automação de redes em Três Lagoas - AIR (Automação Inteligente de Redes). Com investimento de R$ 600 mil, serãoinstalados 12 equipamentos de rede com telecomunicação via rádio no município. A nova tecnologia vai beneficiar 53 mil famílias de 25 bairros da cidade.

    O sistema vai abranger toda a área urbana de Três Lagoas, melhorando a confiabilidade e garantindo que o centro de operações da Elektro tenha a informação com mais agilidade e robustez. Por exemplo, quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema AIR já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 80 segundos.

    O sistema AIR também possibilita isolar, cada vez mais, a área afetada por uma interrupção. Assim, as equipes de atendimento também conseguem localizar mais rapidamente as causas dos defeitos. Se antes, por exemplo, um poste caído podia interromper o fornecimento de energia para quatro mil clientes, agora, com a segmentação da nova tecnologia, possibilita reduzir número de clientes afetados para mil.

    O projeto total do sistema AIR em Três Lagoas está dividido em 2 etapas que serão concluídas até maio de 2018 e contará com um automatismo inteligente integrando 10 alimentadores e 2 subestações, envolvendo no total 32 equipamentos que irão abranger 100% da urbana da cidade e partes da zona rural.

    Sobre a Elektro

    Reconhecida por oito vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro é uma empresa do Grupo Neoenergia. Com atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul, a Elektro tem uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 2,5 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir