CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/03/2018

    Seletiva da Prefeitura para vagas de estágio atrai mais de 1 mil jovens

    © Divulgação
    A ação do Dia D do Estágio, realizado no último sábado (3) pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Mato Grosso do Sul, contou com a presença de mais de 1 mil jovens que foram até a sede da Subjuv (centro da Capital) em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Deste total, 400 preencheram os perfis solicitados pelas empresas e receberam uma carta de encaminhamento para a entrevista.

    A quantidade de jovens em busca do primeiro emprego ou de estágios e de vagas abertas pelas empresas demonstra a necessidade de ações como estas que unem o poder público e a iniciativa privada. Em busca das oportunidades, os primeiros jovens começaram a se concentrar na frente da Subsecretaria às 5h.

    A estudante de direito, Jucieli Daguana Teodoro, de 19 anos, destacou que foi a primeira vez que viu uma ação tão grande em Campo Grande. Ela, que veio do interior do Mato Grosso e já havia estagiado no Tribunal de Justiça do estado vizinho, ressaltou que a falta de oportunidades é muito grande e essa parceria permite que os jovens possam buscar essas chances. “Várias pessoas podem se beneficiar igualitariamente com essas ações”.

    Buscando o segundo estágio na área, a estudante de pedagogia Milena Maria Carvalho Tosta, 19 anos, também enfatizou que iniciativas como esta realizada pela Subjuv são fundamentais para os jovens. “Gostei muito. Isso permite dar oportunidades para várias pessoas”.

    Além das vagas de estágio, os jovens também puderam fazer o cadastro e receberam encaminhamento para atuarem dentro do Programa Jovem Aprendiz, direcionado para quem está cursando o ensino médio.

    Thaise Lopes de Almeida, 34 anos, veio acompanhar o filho, Victor Lopes Fidélis, 16, na busca por um espaço no mercado de trabalho. Segundo ela, é a primeira vez que o filho tem a chance de trabalhar e, após o cadastro, já receberam a carta de encaminhamento. “A gente não tem essa oportunidade e é muito bom que a prefeitura esteja dando essa atenção para os jovens”, disse.

    A Subsecretaria da Juventude tem realizado constantes processos seletivos e permitido que jovens possam ter acesso a diversas oportunidades de emprego e estágio. Entre os meses de novembro do ano passado e janeiro de 2018, ações realizadas pela pasta permitiram a contratação de mais de 160 jovens por diversos setores do comércio em Campo Grande.

    O subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira, explicou que muitos jovens têm dificuldade de encontrar uma vaga ou a empresa não contrata por falta de experiência e capacitação.

    “São pilares que construímos para oferecer toda a formação para o jovem. Atuamos diretamente na melhoria das oportunidades para que possam entrar no mercado de trabalho mais preparados. Já tivemos muitos jovens que estão empregados e recebemos excelentes feedbacks, tanto da empresa quanto dos jovens”, disse Nogueira.

    Para contribuir com o desenvolvimento dos jovens e minimizar esse déficit, o órgão público oferece cursos de formação profissional e psicossocial. A Subjuv realiza o Curso de Capacitação Profissional, onde, todo mês, são abertas turmas para que mais de 100 jovens passem por oficinas, dinâmicas e palestras sobre como se comportar no mercado de trabalho e na sociedade.

    Além disso, o Telecentro da Juventude permite que os estudantes possam conhecer toda a rotina de trabalho de áreas específicas ou aprendam mais sobre a área da informática.

    Sobre a ação do sábado, a supervisora do CIEE no Mato Grosso do Sul, Aline Santos, ressaltou que essa é a primeira vez que o órgão realiza um evento deste tamanho e com um volume tão intenso de estudantes. “Já fizemos outras ações, mas essa é inédita. E o mais importante é que os estudantes estão atendendo ao perfil e conseguindo o encaminhamento”.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir