CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/03/2018

    Dinapec 2018: Senar/MS realiza encontro para fortalecimento da assistência técnica

    Evento será realizado no dia 08 de março, no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte

    © João Carlos Castro
    O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizará, nessa quinta-feira (08), o primeiro encontro estadual dos técnicos de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, com o tema ‘Profissional dos novos tempos’. O evento acontecerá durante a Dinapec 2018 – Dinâmica Agropecuária, na sede do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.

    “O Senar/MS preza pelo desenvolvimento profissional ao proporcionar ações de capacitação continuada para o aprimoramento da equipe de assistência técnica e gerencial (ATeG). Neste encontro técnico, serão abordados assuntos importantes para melhoria do desempenho nos trabalhos de ATeG e, consequente, melhoria na qualidade dos serviços prestados aos produtores rurais", afirma a coordenadora da Unidade Técnica do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mariana Urt.

    O evento vai reunir 110 profissionais que atuam nas atividades produtivas: piscicultura, atividade florestal, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e hortifruticultura. “Estas duas últimas atividades são de extrema relevância socioeconômica para Mato Grosso do Sul, pois, em sua grande maioria, são exercidas por agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais, sendo, às vezes, a única forma de renda e ocupação desses produtores e suas famílias.”

    O “Encontro Técnico da ATeG” vai contar com palestra sobre o setor, perfil do profissional, ética e motivação. Serão aplicadas atividades vivenciais sobre cultura e relacionamento interpessoal com foco no aprimoramento de competências, desenvolvimento de habilidades e mudança de atitude dos participantes.

    Sobre a ATeG - Nos programas de ATeG, os produtores rurais interessados são organizados em grupos, passando inicialmente por um conjunto de cursos do Senar/MS, estruturados para cobrir as áreas técnica e gerencial. Em seguida, cada produtor desenvolve com os técnicos da ATeG um plano de trabalho, que será implementado na propriedade e com acompanhamento por dois anos.

    Por meio dos programas Mais Inovação (voltado para a recuperação de áreas degradadas e melhoria da eficiência produtiva), Hortifrúti Legal (produção de hortifrutigranjeiros), Mais Leite, Mais Floresta e Piscicultura, o programa do Senar/MS atendeu 1.746 propriedades em 54 municípios do estado.

    Foram mais de 82 mil horas de consultoria aplicadas por 81 técnicos de campo, a 174 turmas de produtores em todas as regiões do estado. Ao promover ações que estimulam a aplicação de novas tecnologias e a melhoria no gerenciamento das propriedades, além da capacitação de gestores e colaboradores, o ATeG possibilitou que os participantes conseguissem bons resultados financeiros.

    Sobre a Dinapec – A Dinapec é uma vitrine de tecnologias, realizada pelo Sistema Famasul e pela Embrapa Gado de Corte, entre 07 e 09 de março, aberta a técnicos, produtores e acadêmicos, dispostos a conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os diversos sistemas de produção.

    A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS).

    Apoiam também a iniciativa a Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede ILPF, Geneplus, Tramasul, Coimma, Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), Sistema Brasileiro do Agronegócio, Agrobrasil TV e DBO. O patrocínio é da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), do Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com realização da Embrapa e Sistema Famasul.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul 
    Por: Rodrigo Corrêa


    Imprimir