CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/03/2018

    BOATOS| Marielle Franco foi esposa do Marcinho VP? Era do Comando Vermelho? Veja a verdade dos fatos:

    É verdade que a vereadora Marielle Franco já foi casada com o traficante Marcinho VP e engravidou dele aos 16 anos? Veja essas e outras fake news envolvendo a vereadora!

    © DR 
    O assunto se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena março de 2018, poucos dias após o assassinato da vereadora – ocorrido no centro do Rio de Janeiro. De acordo com o texto, Marielle Franco teria engravidado do traficante Marcinho VP, aos 16 anos de idade, além de ter sido eleita pelo Comando Vermelho e ter exonerado seis de seus funcionários recentemente. 

    A ideia da publicação que foi disseminada na web é a de mostrar que a vereadora teria vários motivos para ser morta por criminosos (e não pela Polícia)! Ou seja, a vítima teria sido a culpada pela sua própria morte… 

    Será que essas informações são reais?


    Verdade ou mentira? 

    Marielle Franco tinha 38 anos de idade quando foi assassinada no Rio de Janeiro, em 2018. Defensora dos direitos humanos, a vereadora vinha denunciando abusos por parte da Polícia Militar nas comunidades. 

    Não encontramos nada que confirme (e nem que desminta) que a mulher era usuária de maconha (detalhe esse que, se fosse verdade ou não, não justificaria a sua morte). 

    Marielle teve uma filha, Luyara, quando tinha 19 anos (e não 16 como espalharam por aí). 

    Não há nenhuma informação sobre algum casamento da falecida em nenhuma reportagem a respeito dela. O Wikipedia não cita nenhum cônjuge (seja ele atual ou ex). 

    O fato é que uma busca por “Marcinho VP” retornam duas respostas. Há pelo menos dois traficantes conhecidos com o”Marcinho VP”:

    Márcio Amaro de Oliveira, que atuava na Favela Santa Marta 

    Márcio dos Santos Nepomuceno, traficante de drogas que atua no Complexo do Alemão 

    O primeiro, morreu em 2003, aos 33 anos de idade, no presídio Bangu 3 onde estava preso desde 2000. Nessa época, Marielle Franco tinha 19 anos e morava no Complexo da Maré. Já o traficante, antes de ser preso, comandava a favela Santa Marta – que fica a cerca de 20 km de distância da casa da moça. Parece ser pouco provável que eles foram casados nessa época, dada a distância entre eles e a total falta de provas desse enlace. 

    No caso do outro “Marcinho VP” (o traficante do Complexo do Alemão), a possibilidade dele ter se casado com a vereadora também é mínima, visto que ele está preso desde 1997 e – igualmente como ocorreu no caso do Marcinho da favela Santa Marta – não há nenhuma prova de que ele tenha se casado com a vítima! 

    Marielle foi eleita pelo Comando Vermelho? 

    Outra informação espalhada pela web afirma que a vereadora teria sido eleita pelo Comando Vermelho. No entanto, uma busca por fontes a respeito e apenas encontramos aqueles mesmos sites de sempre que já conhecemos por espalhar notícias falsas. 

    Buscando através de uma fonte confiável – no caso, o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – podemos perceber que Marielle Franco foi a quinta mais votada da cidade, com maiores quantidades de votos vindos de bairros como Leblon, Copacabana e Ipanema. Como podemos ver nesse recorte de um infográfico do portal G1 abaixo, as comunidades onde o Comando Vermelho atua sequer aparecem no ranking: 

    Fontes: Portal G1/TRE-RJ 
    Se a vereadora tivesse sido eleita mesmo graças ao Comando Vermelho, certamente as comunidades comandadas por essa facção teriam maior representatividade na eleição de Marielle. 

    Esse rumor se espalhou de tal maneira que até pessoas públicas caíram nessa, como a desembargadora do TJ-RJ Marília Castro Neves, que publicou em sua conta no Facebook acusações contra a então recém-assassinada Marielle Franco: 



    Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a desembargadora disse que – apesar de publicar um desabafo “como uma cidadã“ – ela apagou a sua publicação e disse explicou que apenas comentou o “que ouviu de uma amiga” e que não conhecia a vereadora até saber da sua morte! 

    Ela exonerou seis funcionários recentemente? 

    Não encontramos nenhuma notícia a respeito de exonerações determinadas pela vereadora “recentemente” (e nem tão recentemente). 

    Marielle Franco posou para uma foto no colo de Marcinho VP?

    Será que a foto mostrando a vereadora Marielle Franco sentada no colo do traficante Marcinho é uma prova de que eles foram casados?

    A imagem se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de março de 2018 e mostra uma mulher de cabelos encaracolados e claros, sentada no colo de um rapaz. De acordo com o texto que acompanha a foto, essa mulher seria Marielle Franco na época em que supostamente estava casada com o traficante Marcinho VP.

    Será que essa história é verdadeira?

    A mulher da foto era mesmo a vereadora assassinada Marielle Franco?

    Casal da foto seria Marielle Franco e Marcinho VP na época em que estavam casados! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook) 
    Verdade ou mentira?

    Logo após a nossa publicação aqui no E-farsas desmentindo a informação que dizia que a vereadora já foi esposa de traficante, vários leitores entraram em contato com essa dúvida: Se a vereadora não é a ex do tal do Marcinho VP, como explicar ela sentada no colo dele nessa foto?

    Acontece que essa fotografia não é nem do “Marcinho” e tampouco da vereadora.

    Essa foto foi publicada pela primeira vez no saudoso serviço de hospedagem de fotos Fotolog em 2005.

    Como podemos ver nesse link, o usuário Ktaputas_ publicou essa fotografia, afirmando que ela teria tirado a foto há uns 5 anos no “Cabaré de Jaqueline”, em Pau dos Ferros (RN).

    Em outras fotos tiradas posteriormente, podemos ver que o sujeito da fotografia não se parece em nada com nenhum dos dois “Marcinhos VP”. 

    Fotos: Reprodução/Google Images 

    Conclusão I

    A mulher de cabelos cacheados sentada no colo de um rapaz não é a vereadora assassinada no Rio de Janeiro. O rapaz que aparece na foto também não é nenhum dos dois traficantes conhecidos como Marcinho VP! 

    Conclusão II 

    Essas afirmações feitas contra a vereadora morta a tiros no Rio de Janeiro surgiram em grupos do WhatsApp e não tem nenhuma prova que as sustentem! 



    Fonte: e-farsas 


    Imprimir