CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/03/2018

    Águas Guariroba realiza plantio de mudas na Lagoa Itatiaia nesta quinta-feira (22)

    © Divulgação
    O plantio de mudas nas áreas de mananciais é uma das principais ações da Águas Guariroba voltada para a arborização e preservação do meio ambiente para uma melhor gestão de recursos hídricos. Para celebrar o Dia Mundial da Água nesta quinta-feira (22), a empresa realizará às 8h30 a oficina de cultivo e plantio de árvores nativas na Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes. Serão plantadas mais de 50 mudas de espécies como embirussu, manguba, ipê branco, ingá, peroba rosa, manduvi, cerejeira amburana, saboneteira, paineira de pedra vermelha, mogno e paineira branca.
    © Divulgação
    A ação vai ao encontro de um estudo apresentado pela UN Water (ONU Água, em tradução livre) e UNESCO, onde defende que reservatórios, canais de irrigação e estações de tratamento de água não são os únicos instrumentos de gestão hídrica disponíveis. Soluções voltadas para a natureza tem um papel importante para melhorar o abastecimento, qualidade da água e redução do impacto ambiental.

    Para Fernando Henrique Garayo Jr, gestor de meio ambiente e qualidade , o incentivo para a preservação de mananciais e de Áreas de Preservação Permanente (APP) é uma medida essencial para que seja garantida a qualidade da água e também a recuperação do meio ambiente. “Incentivar o plantio de mudas é um método de recuperarmos constantemente as áreas de reserva, além de conscientizarmos a sociedade através dessas ações. Medidas como esta auxiliam na proteção dos leitos dos rios, evitando o assoreamento dessas áreas”, destaca Fernando.

    A Águas Guariroba mantém um viveiro de mudas dentro da Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles. As mudas produzidas são utilizadas para plantio nas áreas de mananciais, como as áreas de proteção ambiental dos córregos Guariroba e Lageado, em unidades da concessionária e também utilizadas nas atividades de conscientização sobre a importância da arborização e da preservação do meio ambiente.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir