CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/03/2018

    Águas Guariroba comemora Dia da Água com plantio de mudas e ações educativas

    © Divulgação
    Plantar árvores para preservar a água. Esta foi a lição da aula de educação ambiental dada aos alunos do projeto Florestinha nesta quinta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água. As crianças tiveram uma aula prática no evento promovido pela Águas Guariroba, realizando o plantio de mais de 50 mudas no entorno da Lagoa Itatiaia e participando de uma oficina de cultivo de sementes, ministrada pelo ambientalista Nereu Rios.
    © Divulgação
    “A resposta está na natureza” é o tema do Dia Mundial da Água debatido neste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU). A campanha aborda a utilização de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos no mundo. O plantio de mudas de árvores para preservar a mata ciliar é uma destas soluções, conforme explica o coordenador de meio ambiente e qualidade da Águas Guariroba, Fernando Henrique Garayo Jr. “O plantio nas margens da lagoa ajuda a preservar as encostas, evitando o processo erosivo e melhora o microclima da região. As espécies plantadas hoje são adaptadas ao solo úmido, que é o solo aqui da área da lagoa. Estamos plantando mudas de grande porte, então em breve elas serão árvores que beneficiarão muito a população local e o meio ambiente”, comenta Garayo.

    Foram plantadas espécies de embirussu, manguba, ipê branco, ingá, peroba rosa, manduvi, cerejeira amburana, saboneteira, paineira da pedra vermelha, mogno e paineira branca. “A Lagoa Itatiaia tem muita importância para a comunidade e é interessante estar aqui hoje para mostrar na prática aos Florestinhas essa relação entre o plantio de mudas e a preservação da água”, observa a sargento Eveny Parrela, do projeto Florestinha.

    “Bem boa a ideia de plantar aqui na lagoa porque a árvore devolve a água para o nosso planeta e aqui vai ajudar a preservar a mata em volta do lago”, resume o estudante Helton Caleb, de sete anos de idade. “Ainda não conhecia a Lagoa Itatiaia. Achei muito bonita e agora vai ficar ainda mais bonita com as árvores que estamos plantando hoje”, avalia Roney Viana da Rocha, de oito anos.

    A comunidade também agradeceu a ação . Maria Luiza Ferreira, a Luiza da Lagoa, como é conhecida, diz que a iniciativa da Águas Guariroba presenteia a região e chama atenção para a importância da participação de todos na preservação da área. “É bom ter árvore em volta para ter sombra, bom para o lazer da comunidade. Ficamos muito felizes que a Águas Guariroba escolheu esse lugar para fazer este plantio hoje, um dia especial. Isso incentiva os moradores a refletirem e cuidar do espaço que é de todos nós”, comenta.

    Blitz educativa

    Também em comemoração ao Dia Mundial da Água, uma blitz educativa foi realizada nesta quinta-feira (22), no cruzamento das ruas 25 de Dezembro e Barão do Rio Branco. A iniciativa é uma parceria entre Aguas Guariroba, Agetran, Solurb, Planurb e Semadur, com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados para se evitar o desperdício da água e também a preservação do meio ambiente.

    Durante a manhã, equipes entregaram informativos com orientações sobre como evitar o desperdício de água, a qualidade da água e meio ambiente. O evento contou com a presença do secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano, José Marcos da Fonseca. De acordo o secretário, a principal mensagem no Dia Mundial da Água está na orientação sobre o uso consciente da água e a importância da preservação do meio ambiente. “Nesse dia 22 de março temos que despertar toda a comunidade campo-grandense para a conscientização e educação sobre esse bem finito que é a água. A nossa preocupação está não só em garantir uma água com boa qualidade desde a sua captação, mas também em sua preservação, e neste ponto temos uma grande parceria com a Águas Guariroba”, destacou o secretário.



    Fonte: ASSECOM


    Imprimir