CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/03/2018

    A pedido de Siufi, ostomizados pedem intercessão na compra de bolsas de colostomia

    © Divulgação
    A pedido do Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Dr. Paulo Siufi (MDB), a Presidente da Associação dos Ostomizados de Mato Grosso do Sul (Aoms), Lana Maria Flores da Costa, usou a tribuna na manhã de hoje (1/3), para pedir aos deputados que intercedam junto ao Governo do Estado, para que seja realizada a compra de bolsas de colostomia. O ostomizado é aquele indivíduo que utiliza bolsas coletoras para fezes ou urina que ficam aderidas na pele e têm a função de coleta e depósito, devido à necessidade de desviar o trânsito urinário ou intestinal.

    Segundo Lana, os 1800 pacientes ostomizados de Mato Grosso do Sul estão sem a bolsa de colostomia desde outubro, e muitos não têm recursos para comprar. Cada paciente troca de bolsa a cada 3 dias ou conforme seu preenchimento.

    “Não sei até que ponto teremos que implorar para ter nosso direito garantido. Peço que os senhores deputados façam algo por nós, já não sabemos mais a quem recorrer”, suplicou Lana Maria.

    Presidente da Comissão de Saúde, Dr. Paulo Siufi avaliou a situação como grave e lamentável. “É inadmissível ouvir que pessoas usam saco plástico e compressa por não ter bolsas de colostomia. A exclusão é tamanha que eles não têm nenhum direito, nem as cirurgias de reanastomose, de reversão da colostomia temporária, estão sendo realizadas. Essa compra é emergencial, eles precisam dessas bolsas para viver em sociedade”, indignou-se o parlamentar.

    Na última sexta-feira (23/2), o deputado ministrou a palestra “Ostomizados e o Poder Público” para mais de 150 pacientes e familiares no CER Apae - Centro Especializado em Reabilitação e Oficina Ortopédica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde ficou sabendo sobre a falta das bolsas. Logo que soube da situação dos ostomizados, o parlamentar prontamente marcou reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Coimbra, que os recebeu na manhã do sábado (24). Coimbra afiançou empenhar-se na compra das bolsas.

    “Chegou ao meu conhecimento que 24 crianças em Mato Grosso do Sul são ostomizadas, dentre elas, algumas aguardam a cirurgia de reanastomose, 8 delas abandonaram as escolas por vergonha dos colegas. É triste essa situação, estamos lidando com a dignidade das pessoas. Não pode esquecer de comprar e nem deixar para depois, estamos falando de quem sofre diariamente com uma bolsa de colostomia”, lamentou Siufi.

    A Mesa Diretora da Casa de Leis solicitou que o Deputado Dr. Paulo Siufi, Presidente da Comissão de Saúde, solicite audiência com o Secretário de Saúde para comprar as bolsas emergencialmente.

    “Os ostomizados do estado têm o meu apoio incondicional. Vou lutar para que se torne realidade a compra emergencial e a cirurgia de reanastomose”, garantiu Dr. Paulo Siufi.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir