CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/02/2018

    PONTA PORÃ LINHA DO TEMPO| Retratos de uma história

    Imagem década de 1970 publicada por: Rubens dos Reis Duarte
    Em primeiro plano na imagem se destaca o complexo predial do "Centro Educacional José Pinto Costa" localizado na Rua General Osório, hoje Escola Estadual Joaquim Murtinho. Foi construído na gestão de Pedro Pedrossian, que foi governador de Mato Grosso no período de 1966/1971, antes da divisão do estado. 

    Dando sequencia na analise da imagem em segundo plano, pode observar ao fundo o prédio histórico do exército "11° Regimento de Cavalaria" que foi concluído em 1946. Denominado Regimento Marechal Eurico Gaspar Dutra, que antes de ser presidente do Brasil (1946-1951) foi comandante do regimento localizado em Ponta Porã - MS. Outro destaque na foto (lado direito é a famosa Figueira). Este local em meados do século XIX foi ponto de parada de tropeiros e viajantes, segundo relatos orais de nativos antigos da cidade existiam 3 figueiras, das quais restou somente uma, que pela ação do tempo e sua idade caiu em 2012. 

    Pode se observar em terceiro plano na foto um horizonte de matas que ainda existiam nestes tempos, onde futuramente no lado paraguaio veria ser construído o shopping, outlet, comércios e novos bairros. No lago brasileiro o comercio na extensão da Rua Marechal Floriano e Rua Paraguai e a instalação do prédio da Receita Federal e Park dos Ervais Aires Marques. 

    A história se mantem vívida através da narrativa, depoimentos de pessoas que a vivenciaram, descendentes, todos aqueles que lutaram suas batalhas para realizar seus sonhos. 
    A memória é a consciência inserida no tempo” Fernando Pessoa 
    Pesquisador: Professor Yhulds Giovani Bueno - Pós-graduado em Ensino de História e Geografia - UNIVALE Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Mestrando PPGDRS/UEMS/UNIDADE PONTA PORÃ-MS.


    Imprimir