CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/02/2018

    FIGUEIRÃO| ‘Ônibus da Saúde’ leva atendimento oncológico até o município neste sábado

    © Divulgação
    O município de Figueirão, distante 248 km da Capital, recebe atendimento especializado em Oncologia com o programa de prevenção “Ônibus da Saúde”, no próximo sábado (24). O programa, que tem como objetivo levar procedimentos oncológicos que a população do interior do Estado não tem acesso, oferece um ônibus equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos, tem como objetivo levar procedimentos oncológicos que a população do interior do Estado não tem acesso. O “Ônibus da Saúde” estará estacionado em frente à Unidade Básica de Saúde do Município, que fica na Rua Santos Dumont, 245, no Centro de Figueirão.

    O programa de prevenção “Ônibus da Saúde” foi criado em 2011 com o objetivo de combater os dois tipos de câncer que mais atingem as mulheres: o de colo de útero e o de mama que, quando diagnosticados no início, têm maiores chances de cura. Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames.

    “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, explica Budib.

    A beneficiária Rosineia Ávalos foi atendida pelo Ônibus em Caracol e, para ela, ter a oportunidade de fazer esses procedimentos em sua cidade é um privilégio.

    “Para gente aqui de Caracol foi uma oportunidade incrível porque estamos a 400 km da Capital e poder receber esse atendimento em casa, oferecendo mamografia e o preventivo está sendo de um privilégio. Está sendo um dia de muita valia e de muita alegria”, afirma.

    Anice Quintana, também moradora de Caracol, nunca havia feito um mamografia até a visita do programa de prevenção. “Eu fiquei muito feliz com a vinda desse ônibus porque eu nunca havia feito mamografia, vai ser a minha primeira vez e eu não tenho palavras para agradecer”, conta.

    Para o presidente da Caixa dos Servidores, Ricardo Ayache, a prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. “A Cassems insiste na prevenção porque o câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças silenciosas, sem sintomas nas fases iniciais”, disse Ayache.

    O presidente também salienta que se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer. “É muito importante realizar o exame preventivo anualmente e a mamografia a cada dois anos”, pontua Ayache.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir