CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/02/2018

    Deputado Dr. Paulo Siufi propõe Dia do Ostomizado em Mato Grosso do Sul

    © Divulgação
    Durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 20, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi apresentou projeto de lei que propõe a instituição do Dia do Ostomizado em Mato Grosso do Sul, que será comemorado anualmente em 16 de novembro. A proposta inclui a data no anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado.

    O ostomizado é aquele indivíduo que utiliza bolsas coletoras para fezes ou urina que ficam aderidas na pele e têm a função de coleta e depósito, devido à necessidade de desviar o trânsito urinário ou intestinal. Para o deputado, a data irá propiciar debates sobre a condição do ostomizado e servir como instrumento para promover a dignidade da pessoa nessa situação.

    A data vai ajudar na divulgação sobre a realidade dessas pessoas, possibilitando a realização de campanhas em busca da construção de políticas públicas que garantam os direitos dos ostomizados. “É preciso haver discussão e elaboração de dispositivos que visem eliminar burocracias e empecilhos legais que travam o bem-estar do ostomizado. Além disso, é muito importante conscientizar a sociedade quanto à prevenção de doenças do intestino e da bexiga, bem como sobre a existência de leis que protegem o ostomizado”, justificou o parlamentar.

    Após análise e apreciação pela CCJR, a proposta será discutida e votada em Plenário.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir