CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/02/2018

    Campo Grande recebe esta semana congresso de formação de voluntariado


    Começa neste sábado, dia 10 de fevereiro, a 62ª Confraternização das Campanhas de Fraternidade Auta de Souza – Promoção Social Espírita, um congresso que tem como principal objetivo a formação de trabalhadores voluntários. O evento já é realizado há 62 anos sempre no período do Carnaval, cada vez em um local diferente do país, e desta vez será realizado simultaneamente em Campo Grande/MS e Uberlândia/ MG. 

    Cerca de 1.500 pessoas de 110 cidades e 18 estados já se inscreveram na CONCAFRAS de Campo Grande, entre crianças, jovens e adultos do Brasil e do exterior. Mais de cinquenta estrangeiros de cinco países vão participar da CONCAFRAS para capacitação e implementação de atividades de voluntariado e promoção social espírita. 

    A 62ª CONCAFRAS-PSE oferece mais de 140 cursos para os participantes escolherem em diversas áreas de assistência e promoção social como atendimento a crianças, adolescentes, idosos, gestantes e outros grupos sociais. Entre algumas opções estão temas como “Viver vale a pena, suicídio nunca!”, “Depressão à luz do Espiritismo”, “Alcoolismo”, “Relacionamento conjugal”, “Os exemplos de Jesus na educação dos filhos”, “Trabalho com idosos” e “Trabalho com gestantes”. 
    © Divulgação
    “O diferencial do evento é que também há estudos voltados para crianças e jovens. Os adolescentes de 12 e 13 anos, por exemplo, podem participar de campanhas contra as drogas e o suicídio ou discutir a dependência da internet e dos jogos eletrônicos, enquanto as crianças com mais de seis anos são despertadas para temas como a importância da família e o perigo dos vícios. Também há atividades para bebês e crianças de todas as idades”, explica o Presidente da 62ª CONCAFRAS-PSE, João Carlos Rosa. 

    Além da parte teórica, os congressistas participam de práticas assistenciais em projetos sociais já desenvolvidos na cidade. Os cursos são ministrados por voluntários especializados de diversas partes do país. Um deles é o médico cardiologista e físico Sérgio Thiesen que vai abordar o tema “Univeso e Vida” esclarecendo muitas perguntas que ainda persistem na mente da humanidade como a criação do mundo e se há vida em outros planetas. 

    O evento que será realizado na Uniderp, na Avenida Ceará, termina na terça-feira de Carnaval (13), e é aberto a todos, tendo como enfoque o público espírita ou simpatizante e demais interessados em trabalhos voluntários. As inscrições podem ser realizadas no sábado, no local do congresso. O custo é de R$ 140,00 para adultos e R$ 70,00 para crianças e inclui refeições (café da manhã, almoço e jantar) para os quatro dias de evento, além de alojamento no local e um livro sobre o congresso. 

    Na última edição em Campo Grande, em 2006, a CONCAFRAS reuniu cerca de cinco mil participantes na Uniderp, formando novos núcleos de trabalho social na cidade e no interior de Mato Grosso do Sul e incrementando tarefas já realizadas, por meio da capacitação de pessoal com cursos ministrados por voluntários especializados de diversas partes do país. 

    Fonte: ASSECOM
    Por. Marcela Albres


    Imprimir