CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/02/2018

    ANTÔNIO JOÃO| Executivo faz balanço e apresenta perspectivas para 2018

    Mensagem do Poder Executivo foi transmitida pelo secretário municipal de Governo, Afrânio Marques © Sivaldo Moreira 
    Durante sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal, o Poder Executivo apresentou balanço das realizações no ano passado e perspectivas para 2018. O evento contou com a presença da prefeita Márcia Marques, do secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, do presidente do legislativo, Ramão Waldir Ribas de Araújo, dos demais vereadores: Cléia Marques, Cecília Cáceres, Luis Pistão, Élio Macaco, Rosarinho, Adriano Brum, Renato Viana e o nosso líder Marcelo Pé, vários secretários municipais, entre outras personalidades da comunidade local. 

    A prefeita Márcia Marques agradeceu o apoio que tem recebido do poder legislativo na aprovação de vários projetos importantes para a comunidade. “Quero destacar que esta Casa de Leis sempre que solicitada tem nos apoiado e isso tem contribuido para o bom desenvolvimento do nosso município. Com a soma de forças vamos fazer de Antônio João uma cidade cada vez melhor”, disse a prefeita. 

    Já o secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, ficou responsável em transmitir a mensagem do Poder Executivo aos Vereadores na reabertura dos trabalhos legislativos. Ele iniciou o discurso destacando as conquistas em apenas um ano de gestão. “Um ano atrás trazíamos a primeira mensagem do Governo Municipal cheia de sonho e muitas expectativas. Retornamos hoje com a satisfação do dever cumprir neste primeiro ano da nossa administração municipal. Sabemos que o ano passado foi um ano desafiador para a economia Brasileira que busca se reequilibrar e crescer, também para o cenário político nacional como um todo. E foi o ano em que iniciamos os trabalhos da nossa gestão”. 
    Prefeita Márcia Marques acompanhada de secretários e vereadores na abertura do ano legislativo em Antônio João © Sivaldo Moreira
    Logo a seguir ele começou a abordar os assuntos por setor, dando início com a saúde. “A saúde é o coração pulsante da nossa gestão e continuará sendo a grande prioridade. Um governo que valoriza a vida é aquele que investe na sua expansão, prevenção e melhoria contínua. Os números comprovam o resultado de um trabalho eficiente. Em 12 meses do ano passado o Hospital Municipal registrou um total de 15.644 consultas médicas e procedimentos. Em um ano foram entregues para a nossa população, um total de 369.220 medicamentos na Farmácia Básica Municipal”. 

    Prosseguindo com o seu pronunciamento, Afrânio destacou que no Laboratório Municipal de Análises Clínicas foram realizados 33.464 exames em apenas um ano e que no mesmo período foram feitos mais de 4.300 encaminhamentos de pacientes para tratamentos em outros centros de especialidades médicas e exames de média e alta complexidade. “Instalamos novos equipamentos no hospital, estamos disponibilizando para os usuários do SUS exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, teste da orelhinha com aquisição do equipamento oto acústico, ampliamos o número de cirurgias eletivas, melhoramos, modernizamos com reformas estruturais a nossa rede básica, reabrimos dois ESFs que estavam fechados e conseguimos novos investimentos para rede de saúde municipal, adquirimos 3 veículos novos, investimos na contratação de novos profissionais e oferecemos mais de 70 capacitações para os servidores que já estavam atuando no setor. Pagamos mais de R$ 150 mil de diárias para os motoristas que fazem o transporte de pacientes para outras localidades. Melhoramos muito e vamos melhorar ainda mais”. 

    No setor de desenvolvimento econômico, Afrânio destacou que o Governo Municipal em parceria com a Câmara Municipal aprovou a Lei 1.089/2017 criando o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e os Incentivos Fiscais para a instalação/ampliação de empreendimentos visando a geração de empregos no município; também foi feito o Regimento Interno do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Várias empresas estão em fase de implantação em nosso município e vão oferecer novas e boas oportunidades de trabalho para a nossa gente. A C.Vale Cooperativa Agroindustrial, uma das maiores do Brasil está implantando uma loja em Antônio João. Os empresários Marcelo Celestino e Eduardo Fernandez estão com o projeto executivo pronto para implantação do frigorífico Antônio João que vai gerar cerca de 50 empregos e inúmeros indiretos, e uma parceria que possibilitará o abate de gado para os comerciantes do ramo de açougue sem nenhum custo, legalizando e oferecendo carne de qualidade à nossa população. Já estão em fase de conclusão os projetos para a implantação do nosso Parque Industrial como também o nosso Polo de Serviços, que vão gerar novos postos de trabalhos com a abertura de novas empresas. Temos levado incentivo aos agricultores familiares que representam uma boa fatia da nossa comunidade, dando todo o apoio necessário para que produzam cada vez mais e melhor”, destacou. 

    Logo a seguir, o secretário falou sobre Assistência Social. “O Governo Municipal elaborou no ano passado o Plano de Assistência Social para os exercícios dos anos 2017 a 2021. Fizemos a atualização da Cadastral do Programa Bolsa Família, que subiu de 51% para 63% num comparativo com o ano anterior. Realizamos 235 atendimentos mensais nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos. Realizamos a Conferência Municipal de Assistência Social, oferecemos Capacitações. Também temos oferecidos cursos de capacitação em parceria com o Pronatec do Governo Federal e Sindicato Rural de Antônio João. Atendimento de mais de 100 famílias cadastradas no programa Pró-Nutre. Contratação de mais de 40 famílias no programa Frente Emergencial”, disse. 

    Ele também ressaltou os avanços no esporte, cultura e lazer. “Na área de esportes, cultura e lazer realizamos grandes eventos. A Festa Cultural de comemoração ao aniversário de Antônio João, a tradicional Festa da Praça e a Virada do Ano marcaram a retomada dos eventos em nossa cidade. Revitalizamos e transformamos em um palco de acontecimentos culturais o prédio da Praça de Eventos. Cadastramos todos os artistas do município: artesãos, músicos, dançarinos, capoeiristas, entre outros. Estamos consolidando o Plano Municipal de Cultura, o qual definirá os caminhos para os próximos 10 anos das atividades culturais em nosso município. Iniciamos um dos mais inovadores trabalhos, o documentário Retratos de Antônio João – Memórias Vivas”. 

    Outro avanço no setor, diz o secretário, foi o lançamento do projeto “Judô Nota 10”, atendendo mais de 100 crianças e jovens. Realizamos o Festival da Primavera com jogos de futebol de areia e vôlei de areia, com a participação de todas as escolas. “Um evento importante que marcou a vida esportiva foi a Taça Comércio de Futebol Suíço, com a participação de mais de 20 equipes masculinas e femininas. E, neste ano, já estamos preparando um Fórum Esportivo e Cultural que na grade da programação dos 54º anos de emancipação político-administrativa o qual tornaremos as políticas públicas para o esporte, a juventude, cultura e lazer totalmente participativa”, disse. 

    Habitação, outra grande prioridade do Governo Municipal, disse o secretário. “Entregamos 2 conjuntos habitacionais, estamos com outro em execução, denominado Lote Urbanizado, em parceria com o Governo do Estado. Além disso, temos já cadastrado na Caixa Economica Federal projeto para construção de mais 100 casas em parceria com o Governo Federal e Governo Estadual. Através do programa Morar Legal estamos regularizando muitos imóveis, dando segurança para centenas de famílias da nossa cidade”. 

    Segundo Afrânio, a educação é outra grande prioridade da gestão municipal. “Antônio João foi o 2º Município de Mato Grosso do Sul em 2017 e o 1º em 2018 em finalizar o processo burocrático do Convênio de Transporte Escolar junto a Secretaria de Estado de Educação, onde conseguimos 364 mil reais para serem utilizados no transporte diário de 800 estudantes da zona rural sendo eles da Rede Municipal e Estadual; hoje completa um ano de transporte gratuito para mais 200 universitários. Adquirimos Uniformes Escolares para Rede Municipal de Ensino e já entregamos os Kits Escolares para o inicio do ano letivo de 2018. Hoje a Merenda é de boa qualidade e com acompanhamento Nutricional nas Escolas Municipais e centros de Educação infantil. Oferecemos formação continuada para os Professores e Monitores da rede municipal de ensino. Estamos assegurando o Pagamento do Piso Nacional para os Professores da Rede Municipal e estamos oferecendo treinamento para equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Mato Grosso do Sul UNDIME”, ressaltou. 

    O secretario também destacou as obras e ações da Secretaria Municipal de Obras. “Neste um ano de governo fizemos uma faxina na cidade, com vários mutirões de limpeza no nosso perímetro urbano e Aldeia Indígena. Trabalhamos forte na manutenção das estradas rurais, atendendo as solicitações dos nossos produtores rurais. A secretaria de Obras e Serviços Públicos também trabalhou na manutenção das nossas praças, escolas e prédios públicos do município e fez o acompanhamento dos mais diversos projetos de obras que estão sendo executados, como a restauração asfáltica de mais de 6 quilômetros do nosso asfalto urbano, com sinalização vertical e horizontal. Manutenção de grande parte do nosso parque rodoviário municipal, cujas máquinas encontravam-se sucateadas”, disse. 

    No setor de finanças, informou Afrânio, foi implantado um sistema de rigoroso controle financeiro, tendo um departamento com função específica para fazer o pagamento dos servidores e o Código Tributário Municipal foi reformado. “Para dar melhores condições aos servidores da secretaria adquirimos ar-condicionado, melhoramos o acesso a internet, além de ter feito o aprimoramento da rede elétrica para suportar os equipamentos adquiridos. Está em andamento o processo de implantação de outras melhorias com uma ampla sala para melhor atendimento aos credores, funcionários e os cidadãos no paço municipal. O pagamento dos servidores e o repasse constitucional da Câmara Municipal são efetuados rigorosamente em dia, como manda a Lei. Inclusive, o duodécimo no valor de R$ 103.200,87 foi creditado hoje na conta bancária desta de Casa de Leis”. 

    Na Secretaria de Governo temos atuado fortemente com a articulação política, aprovando com apoio dos nossos vereadores importantes projetos de leis. “Estamos em permanente contato com os nossos representantes na assembleia legislativa de mato grosso do sul, com os nossos deputados federais, senadores e Governo do Estado, como todos os demais setores das esferas governamentais. Dentro de um trabalho desenvolvido juntamente com toda a classe política da nossa cidade, estamos finalizando um pacote de obras, serviços e investimentos, que entrará para a história como o maior pacote de obras já lançado por uma gestão municipal”, disse. 

    Segundo o secretário, as perspectivas para 2018 são ainda melhores. Ele falou que o ecapeamento de 6 quilômetros da pavimentação asfáltica urbana está em fase de conclusão e destacou outras obras como a reforma, ampliação e modernização do nosso Hospital Municipal, que serão investidos mais de 2 milhões e meio de reais; conclusão da Revitalização e reforma do Paço Municipal; Implantação do Frigorífico Antônio João – parceria pública-privada; Implantação do Distrito Industrial; Implantação do Polo Comercial; Pavimentação e drenagem da região da rua Amantino Rodrigues, rua Pantaleão Coelho Xavier, chegando até a rua Joana Eliza Gomes; totalizando investimento de 2 milhões e meio de reais; Construção de uma ciclovia até o Parque Histórico; Conclusão do campo de futebol da Vila Arabela; Reforma e revitalização do ginásio municipal de esportes, onde serão investidos 500 mil reais; Aquisição de Patrulhas Mecanizadas; Ampliação da rede coleta e tratamento de esgoto, onde serão investidos cerca de 5 milhões de reais; Asfalto e drenagem do bairro Vila Nova; Rede de drenagem e galerias de águas pluviais da Vila Penzo; Aquisição de módulos sanitários; Reforma e adequação da quadra poliesportiva Adão Xavier; Conclusão da implantação do sistema de abastecimento de água no Assentamento Bagagem; Conclusão da implantação do sistema de abastecimento de água no Assentamento Vera Nilda; Conclusão do Posto de Saúde Vila Nova, denominado Rosa Lino Aristimunho; Implantação de Usina de Reciclagem de Lixo, onde serão investidos 800 mil reais; Adquirimos e já está em pleno funcionamento um novo aparelho de Raio-X para o Hospital Municipal; Fizemos a aquisição de equipamentos para a educação; Adquirimos Uniformes e Kit-Escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino; Fortalecimento do Programa de Desenvolvimento e Incentivos para pequenos, médios e grandes empreendedores. 

    Ainda sobre as perspectivas para 2018, o secretário informou que o município está adquirindo um novo caminhão trucado basculante para atender os produtores rurais; um novo caminhão para a coleta de lixo domiciliar; recursos para Aquisição de uma nova motoniveladora; asfalto e drenagem de acesso ao Polo de Serviços, no valor de R$ 1 milhão; Aquisição de 4 novas ambulâncias; Recursos para aquisição de uma Van para transporte de pacientes; Mais de R$ 600 mil de emendas do Governo Estadual para atender a Saúde e a Assistência Social; e já temos garantidos recursos já garantidos na ordem de 2,3 milhões para custeio da saúde; 

    Finalizando o seu discurso, Afrânio ressaltou que é “com orgulho e sentimento do dever cumprido, que o Poder Executivo levou a mensagem à Câmara Municipal para compartilhar com todos os vereadores esses avanços importantes e também com os cidadãos de Antônio João, ressaltando que o projeto é liderado pela prefeita Márcia Marques. 

    Fonte: ASSECOM 


    Imprimir