CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/01/2018

    PONTA PORÃ LINHA DO TEMPO| Retratos de uma história

    Imagem publicada no livro: Um Homem do seu Tempo (2011) de Luiz Alfredo Marques Magalhães. Atribuída a Albert Braud. 
    Foto de 1929 da sede da prefeitura localizada na época na Avenida Brasil e Travessa com a Rua Baltasar Saldanha. O prédio foi uma das obras da Cia. Mate Larangeira, esses empreendimentos iniciaram em 1927 através de um contrato de pacotes, que foi realizado na gestão de Heitor Mendes Gonçalves em conjunto com o Governo do Estado neste período histórico. 

    Atualmente funciona neste local a Casa dos Conselhos Municipais, mas o prédio já foi utilizado para vários fins dentro das diversas administrações públicas ao longo dos anos, a secretaria de educação e a fundação de esporte lazer já ocuparam o prédio em meados da década de 1990, o serviço de alistamento militar, o prédio já foi utilizado como deposito e extensões de outras secretarias da prefeitura, até sua reforma, para ser utilizado pelos conselhos municipais, mesma não manteve a arquitetura da fachada externa original do prédio. 

    Memórias são narrativas que mantem viva a história do surgimento, povoamento e desenvolvimento de uma região. 
    Imagens são fragmentos da história, social e cultural, que ficam gravados na memória de quem as vivenciou e nas lentes de quem as fotografou, congelando este momento no infinito do tempo”. Yhulds Bueno. 

    Por: Pesquisador, Professor Yhulds Giovani Bueno - Pós-graduado em Ensino de História e Geografia. UNIVALE Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. Mestrando PPGDRS/UEMS/UNIDADE PONTA PORÃ-MS.


    Imprimir