CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/01/2018

    Marun garante a prefeito participação de pantaneiros da recuperação do Taquari

    Marcelo Iunes disse que ministro da Secretaria de Governo disse que tema será debatido com produtores e ribeirinhos no momento adequado.

    Marun garantiu a Iunes participação dos pantaneiros no processo de recuperação do rio. (Foto: Divulgação)
    O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, reuniu-se nesta segunda-feira (22) com o prefeito Marcelo Iunes, de Corumbá –a 419 km de Campo Grande–, a fim de discutir ações visando a recuperação do rio Taquari, que há décadas sobre com um grave processo de assoreamento. No encontro, conforme a assessoria de Iunes, foi confirmada participação dos moradores do Pantanal no processo de recuperação do rio.

    O prefeito reforçou a Marun que o Taquari tem importante papel para a economia de Corumbá e, ainda, para o ecossistema pantaneiro, sendo necessário atender as comunidades tradicionais que vivem ao longo do rio durante as ações de revitalização do curso d’água.

    “O ministro Carlos Marun garantiu que os pantaneiros vão participar ativamente desse trabalho de recuperação do rio Taquari. Na hora certa, esse tema deve ser debatido com os produtores rurais e com os ribeirinhos que vivem nessa região”, afirmou Iunes, que participou do encontro acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima, e do subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Rodrigues Leite.

    Em dezembro passado, o ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) havia previsto lançar em março deste ano o edital para captação de recursos de ações que visam a recuperar o rio Taquari. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estimou em R$ 700 milhões, em longo prazo, as ações visando a recuperação do rio –que passará pela revitalização de matas ciliares, microdrenagem, barragens de contenção e dragagem do canal do rio.

    O encontro com Marun foi o último ato da agenda de Iunes em Brasília. Nesta segunda-feira, ele se reuniu com dirigentes da FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e Antônio Carlos Nantes de Oliveira, superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) –onde tratou de projetos projetos para o setor de infraestrutura urbana do município.

    Fonte: campograndenews
    Por: Humberto Marques


    Imprimir