CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/01/2018

    Lula é o nome mais citado em notícias falsas no país, diz pesquisa

    Michel Temer e Sergio Moro são outros nomes frequentes nas 'fake news', de acordo com o levantamento

    © DR
    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o nome que mais aparece em notícias falsas publicadas no Brasil. A conclusão é de uma pesquisa da revista 'Veja'.

    O presidente Michel Temer e o juiz federal Sergio Moro aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking de mais citados em fake news, respectivamente.

    Segundo a pesquisa, 73% das publicações falsas a respeito de Lula têm viés negativo, 20% são positivas e 7% são neutras. A pesquisa contabilizou um total de 116 textos inverídicos sobre o petista a respeito do petista.

    Temer foi alvo de 77 publicações falsas, sendo 92% negativas, 4% positivas e 4% neutras. Moro é personagem de 59 boatos, sendo 53% negativos, 37% positivos e 10% neutros.

    A lista dos mais citados é completada por Gilmar Mendes (4º lugar); Aécio Neves (5º), Dilma Rousseff (6º), Jair Bolsonaro (7º), Cármen Lúcia (8º), Sérgio Cabral (9º) e Jean Wyllys (10º). Destes, somente Bolsonaro registra número maior de notícias falsas de viés positivo: são 67%, contra 22% negativas e 11% neutras. Já Jean Wyllys tem 100% de notícias negativas.

    O levantamento analisou cerca de 12 000 postagens de doze páginas do Facebook conhecidas por divulgar mentiras falsas. Destas, foram isoladas as que geraram maior número de reações e compartilhamentos.

    Fonte: NAOM


    Imprimir