CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/01/2018

    BATAGUASSU| Saúde adere à campanha Janeiro Roxo em combate a hanseníase


    O município de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde está aderindo à campanha Janeiro Roxo em combate a hanseníase – doença crônica, infectocontagiosa, que atinge a pele e nervos periféricos.

    Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, acompanhando a mobilização mundial, um trabalho de busca ativa de possíveis pacientes está sendo desenvolvido pela pasta a partir da mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) durante as visitas domiciliares. As ações têm como foco diagnosticar precocemente a doença e prevenção das incapacidades e deformidades físicas.

    Maria Angélica explica que nos atendimentos, os profissionais estarão orientando a população a usarem o espelho para que em áreas do corpo mais difíceis de serem vistas como costas e nádegas; possam ser examinadas pelo próprio paciente.

    São sintomas da hanseníase manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

    A secretária frisa que em caso de suspeita da doença, o paciente é imediatamente encaminhado para as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e se confirmada, o mesmo passará por tratamento oferecido de forma gratuita pelo município, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Conforme dados da Vigilância em Saúde, em 2017, quatro casos da doença foram registrados no município. Atualmente, por sua vez, seis pacientes prosseguem em tratamento.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir