CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/12/2017

    BATAGUASSU| Sede própria do CRAS é inaugurada no município

    © Micael Nunes
    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inaugurou ontem, dia 5 de dezembro, às 9 horas, a sede própria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I). O órgão atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços voltados à Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

    Durante a solenidade, que contou com a presença de secretários e vereadores municipais, servidores públicos e atendidos pelo órgão, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Nely Castello Branco Sanches, comentou que a data representa um momento de alegria para toda a comunidade e salientou que o objetivo é prestar um serviço público de qualidade à população. “A partir dos esforços da administração municipal, estamos entregando mais este investimento à população de Bataguassu, enfatizando a preocupação da gestão em atender melhor sua comunidade assim como oferecer um melhor local de trabalho aos servidores”, comentou a secretária.

    © Micael Nunes
    Presentes no ato, os vereadores pastor Alessandro (PR) e Reginaldo Alves Costa (PSDB) parabenizaram a administração municipal pelo empenho em entregar mais uma obra em benefício da população de Bataguassu.

    Já o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), presidente da Assomasul comentou que a sede própria do Cras I foi concluída a tempo de ser entregue durante as comemorações dos 64 anos de emancipação política administrativa do município celebrado no próximo dia 11 de dezembro (segunda-feira).

    © Micael Nunes
    Caravina lembrou que um dos propósitos da administração municipal que vem sendo trabalhado desde 2013 é deixar de arcar custos com aluguéis de imóveis que acomodam os órgãos públicos municipais. “Na área da assistência Social, estamos entregando as novas instalações do Cras e do Clube da Melhor Idade, mas ainda precisamos organizar a sede própria da Secretaria Municipal, Creas e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em atendimento às crianças e adolescentes, promovendo também economia aos cofres públicos”, disse o gestor.

    O prefeito destacou ainda que a nova instalação é uma conquista para os trabalhadores que atuam na unidade, já que passarão a ter melhores condições de trabalho assim como para o público que necessita de atendimento. “Sabemos que o prédio antigo não atendia a contento a população nem aos servidores. Com a sede própria, estamos assegurando um atendimento melhor, em um local climatizado, com espaço e de qualidade”, frisou o prefeito.

    CRAS I

    Localizado na rua São Benedito, no bairro Jardim São Francisco (ao lado do Ceinf “Prefeito Ênio Martins”), o Cras I tem área construída de aproximadamente 200 metros quadrados e contempla sala para assistência familiar, sala multiuso, sala administrativa, além de copa, almoxarifado, varanda, recepção e sanitários com normas de acessibilidade.

    Foram investidos na obra recursos na ordem de R$ 386 mil provenientes da União por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) com contrapartida do município.

    De acordo com a coordenadora municipal do Cras I, Alessandra Terrengui, em média, 150 atendimentos são realizados mensalmente pelo órgão, entre eles, distribuição de cestas básicas, concessão de auxílios financeiros, orientações sobre serviços e benefícios de programas sociais, além de oferta de capacitação e aperfeiçoamento profissional através de parcerias.

    Após a inauguração, os atendimentos já estão sendo feitos normalmente na nova sede e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas (Brasília). Fazem parte da equipe técnica, um ASG; assistente social, psicóloga; coordenador, além do gestor do Programa Bolsa Família (PBF).

    © Micael Nunes

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir