CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/11/2017

    Senado aprova voto distrital misto para deputados e vereadores

    O texto agora segue para a Câmara

    © Marcos Oliveira/Agência Senado
    O Senado aprovou nesta terça-feira (21) dois projetos de lei que estabelecem o voto distrital misto para eleições de vereadores e deputados.

    Foram submetidos conjuntamente à votação propostas apresentadas pelos senadores José Serra (PSDB-SP) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado. A aprovação se deu por 40 votos favoráveis e 13 contrários.

    O texto agora segue para a Câmara. Contudo, mesmo se for aprovado pelos deputados, não terá validade para as eleições de 2018.

    Isso porque a Constituição estabelece que as regras eleitorais só têm validade se tiverem sido aprovadas pelo menos um ano antes da disputa.

    A adoção do modelo distrital na votação para o Legislativo foi intensamente debatida na reforma política que movimentou o Congresso neste ano, mas não foi aprovada a tempo de valer para as eleições do ano que vem.

    Por este modelo é feita a combinação de dois sistemas. O majoritário -que é aplicado atualmente para eleição de governadores, senadores e presidente- e o proporcional, como são eleitos atualmente deputados e vereadores.

    O eleitor vota duas vezes: em um candidato do seu distrito e em uma lista fechada, estabelecida pelo partido. 

    Fonte: NAOM - Com informações da Folhapress.


    Imprimir