CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/11/2017

    Presidente da Alerj e outros 2 do PMDB deixam a cadeia pouco mais de 1h após deputados revogarem prisão

    Por 39 votos a 19, deputados do Rio reverteram decisão da Justiça e revogaram prisões dos três parlamentares do PMDB.

    Deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi deixam a cadeia de Benfica 
    Os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, foram soltos no fim da tarde desta sexta-feira (17) da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio de Janeiro.

    O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que na quinta (16) determinou a prisão dos três parlamentares, informou que não foi notificado oficialmente sobre a soltura e que não houve assinatura do desembargador responsável, Abel Gomes, em nenhum momento.

    Os três parlamentares são investigados pela operação Cadeia Velha por corrupção, associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. As investigações revelaram o uso de cargos políticos da cúpula da Alerj para a prática de crimes.

    O trio foi libertado da prisão onde está o ex-governador Sérgio Cabral por volta das 18h, pouco mais de uma hora após o fim da sessão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que decidiu pela soltura, revogando decisão do TRF-2. Os deputados deixaram a cadeia em um carro oficial da Alerj.

    Na votação, 39 parlamentares votaram a favor da revogação das prisões; 19 votaram contra; e 1 se absteve (veja aqui como votaram os deputados).

    Tão logo a sessão da Alerj foi encerrada, um funcionário da Casa seguiu para Benfica munido do documento que informava a decisão da Casa à direção da unidade prisional.

    Os três deputados, que fazem parte da cúpula da Alerj, foram presos na tarde de quinta e passaram menos de 24 horas na cadeia. Assim que os desembargadores do TRF-2 decretaram as prisões, a Alerj se mobilizou e convocou uma sessão extraordinária para esta sexta (17), para deliberar sobre a medida, exclusivamente.

    Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou ter recebido a resolução da Alerj determinando a soltura dos deputados e ter cumprido a determinação.
    Justiça determinou prisão de três deputados (Foto: Reprodução/TVGlobo)

    Tumulto

    A sessão de votação foi marcada por protesto de servidores em frente à Alerj e confronto entre manifestantes e Polícia Militar.

    O tumulto começou por volta das 16h, quando parte dos manifestantes forçou as grades de proteção e tentou entrar nas galerias da Alerj para acompanhar a votação. A PM reagiu com balas de borracha.

    Por G1 Rio


    Imprimir