CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/11/2017

    Mais de 2.500 alunos da REME já realizaram a matrícula pelo novo sistema online da SEMEC

    Com o novo sistema digital e online, os pais podem realizar a matrícula e cadastro dos filhos pela internet

    © Divulgação
    Com apenas uma semana da abertura do novo sistema de matrícula online para a Rede Municipal de Ensino (REME), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Três Lagoas, já foram contabilizados, até esta segunda-feira (27), 2.522 matrículas e 591 cadastro/pré-matrículas, o que comprova o sucesso da Matrícula Online que, além de dar mais comodidade aos pais e responsáveis, ainda permite informatizar e automatizar todo o processo.

    Conforme a responsável pelo Departamento Municipal de Administração Escolar, Neuraci Vasconcelos, atualmente há 15.191 alunos matriculados na REME somando os 17 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 17 Escolas Municipais. “Nesse ano, a previsão é a abertura de 854 novas vagas para a Educação Infantil e outras 620 para novos alunos do 1º ao 5º ano e, com isso, atenderemos toda a demanda do Município”, comenta.

    A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, enfatiza que o novo sistema tem simplificado o processo de matrícula. “Isso é devido ao fato de muitos pais realizarem a matrícula dos seus filhos pela internet, ou seja, a demanda dentro da Central de Matrícula da SEMEC é menor e isso diminui muito o tempo de espera, pois, apesar de os pais serem recebidos em ambiente climatizado e confortável, ainda assim muitos trabalham e precisam que o atendimento seja o mais rápido possível”, explica.

    Neuraci destaca ainda que, além da construção de dois novos CEIs, sendo um no Jardim das Flores e outro no Jardim das Acácias, ainda há a previsão da abertura de mais uma Escola que atenderá do Pre I em diante, com a abertura inicial de mais 580 vagas. “Mesmo assim, em janeiro, será analisada a necessidade da abertura de mais vagas. Além disso, vale destacar que esse aumento inicial do número de vagas, deveu-se ao sistema de gestão de dados que permitiu perceber um aumento da quantidade de crianças de 4 a 6 anos de idade”, enfatiza.

    O PROCESSO DE MATRÍCULA

    A implementação de um sistema de gestão de ensino faz parte do conjunto de ações propostas no Plano de Governo da atual Gestão Municipal e tem por objetivo a criação de instrumentos de gerenciamento que possibilitem o monitoramento de todo o processo.

    Neuraci explica que o sistema é programado por alguns critérios de seleção para definir onde cada aluno irá estudar, sendo que o primeiro é existência de vaga na Unidade a qual o responsável escolheu, na sequência há a prioridade para alunos com deficiência, pais doadores de sangue e medula óssea. O terceiro critério é tangido pela proximidade do bairro e com irmãos na mesma escola e o quarto e último é se o aluno não se enquadrar nos critérios anteriores, ele é destinado para a unidade mais próxima de sua residência que tenha vagas disponíveis. 

    DATAS

    Para alunos que já são da REME, a confirmação de matrícula ocorrerá do dia 22 até 30 de novembro, sendo que para matrículas em outras unidades da mesma rede o prazo se inicia no dia 1º de dezembro e segue até o dia 12 do mesmo mês.

    Para novos alunos, a 1ª etapa de cadastro/pré-matrícula começa também nesta quarta-feira (22) e segue até o dia 10 de janeiro de 2018 e a 2ª etapa começa no dia 11 de janeiro e termina no dia 5 de fevereiro. Porém, após esta data, o cadastramento e matrícula continuam durante todo o ano letivo de 2018.

    SERVIÇO

    Para mais informações e dúvidas, os responsáveis podem procurar a Central de Vagas da SEMEC, localizada à Rua Alexandre Costa, 130 – Centro, entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1467 ou enviar um e-mail para o endereço eletrônico semec@treslagoas.ms.gov.br.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir