CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/11/2017

    Hortifrúti Legal: dia de campo mobiliza 300 produtores da região leste de MS

    Evento acontece no Assentamento Serra em Paranaíba nesta sexta-feira

    © João Carlos Castro
    O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Paranaíba realizam nesta sexta-feira, dia 17, o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifrúti Legal. O evento acontece na Chácara São José, localizada no Assentamento Serra.

    A expectativa é reunir um público de aproximadamente 300 pessoas e, por isso, foram mobilizados com o auxílio dos Sindicatos Rurais da região produtores de 13 municípios do MS, sendo estes : Paranaíba, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Três Lagoas, Selvíria, Nova Andradina, Anaurilândia, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Água Clara.

    “A Região Leste do Estado que possui uma forte atuação na pecuária de corte e no segmento florestal, também mostra um excelente potencial para a cadeia do hortifrúti. Esta propriedade modelo escolhida para a realização deste dia de campo reforça esta tendência, onde com o auxílio do programa de Assistência Técnica e Gerencial Hortifrúti Legal o produtor conseguiu ganhos consideráveis de renda e produtividade nas culturas recomendas pela equipe técnica, dentre elas o maracujá, carro-chefe do Hortifrúti em Paranaíba”, aponta o Coordenador do programa no Senar/MS, Dorly Pavei.

    A programação do evento contempla um giro tecnológico em três estações: cultivo de maracujá; cultivo de melancia e adubos verdes; e cultivo de tomate, abobrinha verde e repolho, em destaque nessa etapa para a tecnologia de mulching, também conhecido como “acolchoado”, uma barreira física (lona) resistente a intempéries na superfície do solo e condições climáticas adversas.

    As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas no Sindicato Rural de Paranaíba. A iniciativa conta com o apoio institucional do Sistema Famasul, Sebrae/MS e da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

    Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS 
    Por: Rodrigo Corrêa


    Imprimir