CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/11/2017

    BATAGUASSU| Semec realiza abertura do Pnaic 2017

    © Micael Nunes
     de 90 profissionais da educação entre gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de ensino participaram no dia 31 de outubro, na Câmara de Vereadores de Bataguassu, da solenidade de abertura oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) deste ano.

    O Pacto tem como objetivo alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, atendendo as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME). Este ano, além dos professores de 1º, 2º e 3º ano e seus coordenadores, o Pnaic se estendeu para os professores da educação infantil, com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclo de alfabetização.
    © Micael Nunes
    Na solenidade, a secretária municipal de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale comentou que a missão do Pnaic é árdua e convocou a participação dos profissionais nas formações, que proporcionará novas práticas pedagógicas. “Nosso objetivo maior como educador é alfabetizar os alunos com até 8 anos. Esse deve ser o nosso estímulo maior para a realização dessas formações, que oportunizarão ainda um aperfeiçoamento diante das práticas pedagógicas”, disse a secretária.
    © Micael Nunes
    O vereador Dennis Thomazini (PTB) esteve no ato, representando o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), presidente da Assomasul, que devido agenda não pode comparecer ao evento. 

    Thomazini destacou a importância da participação dos profissionais na formação devido o engrandecimento curricular além do cumprimento do Pnaic. “Sem o apoio e dedicação de vocês, não chegaremos a lugar algum. Por isso, já agradeço a participação de todos em prol de mais qualidade na educação, que é direito das crianças serem alfabetizadas na idade certa”, salientou. Esteve presente ainda no evento o vereador Renato Ferreira da Silva (PTB), no ato, representando o presidente da Câmara, Márcio Carlos da Fonseca (PTB).

    Após as falas, houve apresentação cultural desenvolvida pelo professor de música, Luiz Henrique Lunhani, do Centro Cultural de Bataguassu. Na sequência, o coordenador municipal do Pnaic, Edinalvo Raimundo de Lima apresentou o cronograma das formações, que conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação e Cultura (MEC).

    Além do coordenador local, a equipe municipal é composta pelas professoras Elizabhete Lima (formadora local da Educação Infantil), Nilza Primo e Aparecida Evangelista (formadora local do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental).

    As formações, por sua vez, segundo Lima, tem início neste mês de novembro com previsão de serem concluídas em maio de 2018. Os cursos serão compreendidos por modalidade presencial, EAD e em serviço; através de eixos distintos de atuação.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir