CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/11/2017

    Assembleia aprova projeto do deputado Márcio Fernandes que garante exame de trombofilia no SUS

    © Divulgação/ALMS
    A Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quarta-feira (22) o Projeto de Lei de autoria de Deputado Marcio Fernandes (PMDB) que garante às mulheres entre 10 e 49 anos o exame gratuito de trombofilia no Sistema Único de Saúde.

    De acordo com o projeto, qualquer consulta com ginecologista ou obstetra deverá ser precedida de um exame para detecção de trombofilia, uma espécie de entupimento das artérias por meio de coágulo e que apresenta um sério risco à gestação, já que pode ocorrer a obstrução da circulação do sangue que vai para a placenta, aumentando o risco de abortos.

    Segundo o deputado Marcio Fernandes, o teste é importante para que a mulher não corra riscos desnecessários. “Destacamos a importância do Estado em proporcionar acesso à saúde e informação para a população. Prevenção é sempre o melhor caminho, tanto para evitar inúmeros traumas e sequelas para as pacientes, quanto para gerar uma significativa economia com o tratamento dessas doenças”, esclareceu o parlamentar.

    O projeto aprovado também incentiva a realização de campanhas de conscientização pelo Poder Público Estadual e prevê a celebração de convênios com o Ministério da Saúde e Planos de Saúde, incluindo a abertura de crédito suplementar ao orçamento para garantir a execução das ações.

    Com a aprovação da matéria na Assembleia, o projeto agora segue para a análise do Governo e caso seja sancionado, a proposta irá garantir a realização do exame em todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados, credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), mediante guia de solicitação médica.

    Fonte: ASSECOM
    Por: Fernando Hassessian


    Imprimir