CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/10/2017

    Novo computador sem processador será 200 vezes mais rápido

    Além da agilidade oferecida pela nova máquina, modelo também promete ser eficiente no quesito energia, se comparado às placas de vídeos atuais

    © Pixabay
    A partir de um sistema de “in-memory” computing (ou seja, computação dentro da memória), a IBM vai colocar no mercado um novo modelo de computador sem processador, com a promessa de funcionar 200 vezes mais rápido. Segundo o site Olhar Digital, esse sistema possibilita que o computador realize tarefas múltiplas, desde rodar algoritmos de aprendizagem de máquina até encontrar correlações entre diferentes bancos de dados.

    Além da agilidade oferecida pela nova máquina, o modelo também promete ser eficiente no quesito energia, se comparado às placas de vídeos atuais.

    Isto porque o sistema foi desenvolvido por pesquisadores da empresa através de um tipo de memória conhecida como PCM (Phase Change Memory), ou memória de mudança de fase, o mesmo tipo que é usado em Cds-RW. Um milhão de dispositivos do gênero teriam sido utilizados no projeto, conforme os pesquisadores relataram no estudo, para a realização de cálculos sem ser preciso utilizar um processador.

    Fonte: NAOM


    Imprimir