CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/10/2017

    Morre vigia que ateou fogo em crianças que estavam em creche

    Vigia de creche em Janaúba falou que 'iria morrer', diz delegado; perícia indica que ele trancou portas antes de atear fogo

    Vigia sofria mania de perseguição e premeditou crime, diz polícia (Foto: Reprodução/Facebook)
    Delegado diz que Damião Soares dos Santos tinha mania de perseguição; polícia encontrou cartas e galões com álcool na casa do vigia. Ele colocou fogo em creche - quatro crianças morreram.

    O vigia noturno que ateou fogo em uma creche em Janaúba disse a familiares que "essa semana iria morrer", afirmou nesta quinta-feira (5) o delegado Bruno Fernandes Barbosa. Ainda de acordo com o delegado, uma perícia constatou que Damião Soares dos Santos, de 50 anos, trancou as portas da creche antes de incendiar o local. Ele jogou álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, colocou fogo. Quatro crianças de 4 anos morreram.

    O delegado disse ao G1, após entrevistar familiares do vigia, que desde 2014 ele já apresentava "sinais de loucura". "Ele alegava que a mãe dele estava envenenando a água, e que isso estava trazendo problemas", disse Bruno.

    Segundo o delegado, uma sobrinha de Damião disse que o tio falou esta semana que iria morrer. Após atear fogo na creche, o vigia chegou a ser internado, mas morreu no hospital algumas horas depois.

    Ainda segundo informações dadas pela família à polícia, Damião estava sem trabalhar há oito dias e estava desaparecido - por isso, a diretora da creche pediu que ele levasse o atestado médico ao trabalho.

    "Hoje de manhã a diretora pediu que ele levasse o atestado, e ele disse que não precisava se preocupar com ele, porque ele era um sujeito sozinho. Porém, ele chegou na creche, de mochila, nem tirou o capacete, fechou as portas e já ateou fogo em uma funcionária que estava na cozinha", conta o delegado.

    A perícia indica que ele fechou três salas da creche, onde havia entre 55 e 60 pessoas, segundo o delegado Bruno. O homem teria ainda segurado as crianças, impedindo que elas saíssem. Uma professora tentou conter a ação de Damião e chegou a lutar com ele; ela está internada em estado grave em um hospital.

    "Tenho plena convicção de que o crime foi premeditado, ele escolheu a data de dia 5 de outubro porque o pai dele morreu no dia 5 de outubro, há três anos", disse o delegado
    Polícia apreendeu várias cartas deixadas pelo autor (Foto: Juliana Peixoto/ G1).
    Na casa de Damião, a polícia encontrou cartas escritas por ele, nas quais dizia ter predileção e afeto por crianças. Também foram achados galões de combustível. "Encontramos seis ou sete galões de cinco litros com álcool", disse o delegado.

    "Apesar de não morar com família, e ter escolhido viver isoladamente, Damião se reaproximou da mãe nos últimos dias, dormiu com ela, e disse à uma sobrinha que iria dar um presente para a família, que iria morrer", contou Barbosa.
    Na casa de Damião foram apreendidos diversos galões com álcool (Foto: Juliana Peixoto/ G1)
    Vítimas

    Segundo o Instituto Médico-Legal da cidade, morreram no ataque:

    • Luiz Davi Carlos Rodrigues, 4 anos
    De acordo com a assessoria do Hospital Regional de Janaúba, cerca de 40 pessoas foram atendidas pela unidade – 25 delas foram internadas com queimaduras e 15, que estavam em estado de choque, já foram liberadas.

    Algumas vítimas estão sendo transferidas para hospitais de Montes Claros e Belo Horizonte.

    Por Adriana Lisboa e Juliana Peixoto, G1 Grande Minas


    Imprimir