© Divulgação |
O convênio foi celebrado pelo prefeito de Coxim, Aluizio São José, pelo secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, pela diretora do Hospital Regional, Joelma Schumaher e pelo cartorário Julio de Almeida. A previsão é que o serviço seja efetivado em 15 dias.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, destaca a importância da ação: “O HR vem sempre buscando melhorias no atendimento aos usuários. O parto é o carro-chefe do HR, são em torno de 70 partos por mês. Com essa facilidade vamos registrar os bebês já no hospital. É uma comodidade para as famílias, pois não haverá custos”.
Joelma Schumacher, diretora do HR diz que a equipe toda está muito feliz com esse convênio: “A Sedhast cedeu equipamentos, o HR entrou com o espaço e pessoal, o cartório com pessoal e o sistema on-line e dessa forma vamos poder oferecer mais um serviço à população da região Norte de MS, aos ribeirinhos, aos pantaneiros, a preservação do direito ao registro de nascimento. Quem ganha é a população”.
O prefeito de Coxim, Aluizio São José, explica que registro civil é o primeiro ato documental que a pessoa tem: “Ao nascer, e ter esse registro, ela passa a ser reconhecida pelo Estado e passa a ter direito a benefícios como o cartão SUS, à matricula em escola, a abrir conta em banco, entre outros. Vai acabar com o problema de pessoas que nascem e só tiram a certidão de nascimento anos mais tarde.”
Fonte: ASSECOM
Por: Fábio Pellegrini