CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/09/2017

    Deputado Dr. Paulo Siufi apresenta projeto para conscientização da fibrose cística

    © Divulgação
    O deputado Dr. Paulo Siufi apresentou projeto de lei que institui o Dia Estadual da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística em Mato Grosso do Sul, a ser celebrado anualmente no dia 5 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Divulgação da Fibrose Cística. O PL foi apresentado na sessão parlamentar desta terça-feira, 5 de setembro.

    O Dia Estadual da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística tem por objetivo chamar atenção para o diagnóstico precoce da doença de caráter genético, ainda sem cura, mas que, com o tratamento adequado, possibilita uma vida normal ao paciente. A presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Fibrose Cística, Nelcila da Silva Masselink, e a diretora social Nea da Silva Masselink estiveram no plenário a convite do deputado.

    “Poucos são os casos diagnosticados. Já melhoramos muito, com a atuação da Associação de Fibrose Cística. Mas ainda é fundamental dar publicidade porque o diagnóstico precoce é fator determinante para a eficácia do tratamento”, afirmou o parlamentar.

    Dr. Paulo Siufi também ressaltou que os pacientes de Mato Grosso do Sul não estão conseguindo receber os medicamentos do poder público. “Além dos problemas por que passam essas pessoas, até falta de medicamentos na Casa da Saúde estamos enfrentando neste ano. Faço aqui um clamor para que o Governo do Estado forneça os medicamentos para os portadores de fibrose cística, que não podem ficar sem esses remédios, pois a falta deles pode colocar em risco à vida desses pacientes”, apontou.

    Agora o projeto de lei será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação para depois ser incluído na Ordem do Dia. Se aprovada, a data passará a fazer parte do calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir