CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/08/2017

    TRÊS LAGOAS| Prefeitura, ACI e SEBRAE se unem para fomentar maior participação do comércio local em licitações públicas

    O foco é valorizar o comércio da Cidade e, principalmente, permitir mais rendimentos aos empresários de Três Lagoas melhorando a economia

    © Divulgação
    Dar prioridade em comprar de comerciantes locais e facilitar o acesso às licitações públicas é o principal objetivo de um projeto da Prefeitura de Três Lagoas em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) e SEBRAE/TL que visa capacitar os empresários locais para que se tornem mais competitivos e capacitados para ingressarem em licitações.

    Conforme o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, essa é uma grande oportunidade para os empresários e um avanço para a Prefeitura. “Temos que valorizar o empresário local, pois todos têm condições de atender as nossas demandas e essa iniciativa é uma prova da nossa confiança. Além disso, isso cria um ciclo econômico que abrange a geração de empregos, mais arrecadação de impostos e mais investimentos”, comenta Angelo.
    © Divulgação
    Em sua fala, Guerreiro ressalta ainda que a Prefeitura está totalmente em dia com suas dívidas e que, com diversas economias, tem investido fortemente na Saúde, Educação e Infraestrutura da Cidade. “Apenas um, de vários exemplos: antes quase todo o combustível utilizado pela Prefeitura era comprado de empresas de fora, mas agora estamos comprando cerca de 90% desse recurso de empresas locais e os outros 10% é por conta de veículos que viajam e acabam abastecendo em outras cidades, ou seja, já estamos trabalhando para valorizar o empresário local”, enfatiza o prefeito.
    © Divulgação
    Segundo a presidente da ACI, Glaucia Jaruche, essa parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC), dará mais oportunidade ao empresário de se capacitar no intuito de conseguir participar de licitações públicas e, com isso, vender seus produtos para o ente público em geral.

    “Temos que aproveitar o fornecedor local e, para auxiliar nesse processo, vamos capacitar uma funcionária para acompanhar o portal de licitações da Prefeitura e comunicar os nossos associados, que prestam o serviço ou ofereçam o produto, sobre a possibilidade participarem. Tudo isso é questão de movimentar e fortalecer o comércio local”, diz.

    Para o secretário de Finanças, Receita e Controle, Cassiano Maia, o principal objetivo é aproximar o comércio de Três Lagoas, fomentar financeiramente a Cidade para que o dinheiro que, por ventura, esteja indo para empresas de outros municípios, fique aqui mesmo e gere mais emprego, movimentação econômica e arrecadação para o Município.
    © Divulgação
    “Essa reunião serve ainda para que consigamos desmistificar a ideia de que participar de licitações públicas é muito difícil. Além disso, mostrar como é feito para que tenham acesso as licitações, que saibam o que precisam para participar e incentivar que façam parte desse processo”, comenta Cassiano. 

    “Essa ação possibilita que os pequenos comerciantes locais participem das licitações públicas e ampliem expressivamente o seu faturamento. Além disso, gosto de ressaltar que a lei, hoje, permite uma série de benefícios para as Micros e Pequenas Empresas quando participam de licitações”, ressalta a gerente regional do SEBRAE/TL, Josi Signori.

    O empresário, Lelis Lúcio dos Santos, já participou de licitações antes, porém diz que tinha perdido a confiança no Poder Público. “Porém, estou vendo que agora há uma grande responsabilidade financeira por parte da Prefeitura, algo que faz com que eu retome essa confiança. Além disso, com a abertura desse canal de comunicação e facilidades que a Prefeitura está criando, fica mais simples, transparente e fácil ter acesso às licitações”, comenta.
    © Divulgação
    O empresário destaca ainda que “com uma gestão séria que dá garantia ao empresário, quando se trata de que receberá em dia pelo serviço prestado, muito brevemente terão um ótimo resultado e atingirão o objetivo do projeto”, finaliza.

    © Divulgação
    © Divulgação
    © Divulgação
    © Divulgação
    © Divulgação


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir