CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/08/2017

    TRÊS LAGOAS| Jogos Abertos Educacionais da SEMEC reúnem 800 alunos da REME

    Todos os participantes foram premiados com medalhas ou troféus

    © Divulgação
    O Estádio da ADEN foi palco, no último sábado (14), da primeira edição dos Jogos Abertos Educacionais (JAES) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que têm o objetivo de integrar alunos das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) com práticas esportivas educacionais, jogos e brincadeiras.

    No total, cerca de 800 crianças participaram dos jogos, sendo 500 do Ensino Fundamental e 300 da Educação infantil, que contou com 13 modalidades diferentes, como Atletismo com 50, 100 e 400 metros; 100 metros com barreiras; revezamento 4 por 100 misto; arremesso de peso; lançamento de dardo (macarrão de piscina); lançamento de martelo e salto em distância.

    Além disso, Voleibol (misto), circuito sensorial, crossfit lúdico, corrida da motoca, brincadeiras, circuito de aventura e jogos fizeram parte das atividades que contaram, ainda, com uma equipe de imprensa formada por dois alunos de cada escola, sendo que esses entrevistaram os atletas, tiraram fotos e fizeram reportagens do evento.

    “O objetivo do evento foi motivar a prática do esporte educacional, com princípios norteadores que visam à educação integral da criança e adolescente, por meio de atividades que ofereçam oportunidades iguais para todos [cada um de acordo com sua habilidade], por isso mais de 90% dos participantes foram premiados, alguns mais de uma vez”, explica o professor Semy. 
    Outro ponto é que as crianças tiveram a oportunidades de opinarem sobre as regras e tomarem decisões em nome das equipes. “Nesse modelo de competição educacional, as regras são construídas com a participação coletiva de todos os envolvidos, o árbitro não tem a palavra final, pois as sugestões dos atletas são consideradas em vários momentos”, enfatiza Semy. 

    “Entendemos os princípios norteadores do Esporte Educacional como ferramenta fundamental na formação de uma sociedade capaz de exercer a sua cidadania. As crianças dos CEIs terão a oportunidade de brincar muito no período vespertino, com atividades sensoriais, circuitos diversos com desafios lúdicos adequados às idades das crianças, caça ao tesouro, corrida da motoca, entre outras atividades oferecidas com o objetivo do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor das crianças”, explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros.

    PREMIAÇÕES

    Como o objetivo do JAES não é eleger quem é melhor, e sim, incentivar a prática do esporte, por meio de atividades lúdicas, todos os alunos participantes foram premiados, sendo que no total foram entregues 800 medalhas, das quais 300 de ouro, 300 de prata e 200 de bronze. Algumas modalidades receberam troféus, sendo que no total foram entregues 270 premiações. 

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir