CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/08/2017

    Mentor do furto ao Banco Central, é baleado durante tentativa de fuga de presídio no Ceará

    Preso foi levado sob escolta policial para o IJF. Tentativa de resgate de presos ocorreu durante a madrugada, segundo a Sejus.

    Alemão foi condenado por ser um dos mentores do furto ao Banco Central (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
    O preso Antônio Jussivan Alves, o "Alemão", mentor do furto ao Banco Central em Fortaleza em 2005, foi baleado durante uma tentativa de fuga na madrugada desta terça-feira (8) da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, localizada no município de Pacatuba. Segundo a polícia, ele foi lesionado ao tentar escapar pelo muro do presídio.

    Alemão foi atingido na região da barriga, segundo a polícia. Por volta das 6h, ele foi levado sob escolta policial para o Instituto Dr. José Frota (IJF) para receber atendimento médico. O hospital não informou o estado de saúde do preso.

    A segurança no hospital foi reforçada com policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam), Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) e Guarda Municipal.
    Alemão foi levado para o IJF após ser atingido durante tentativa de fuga no Ceará (Foto: Reprodução/TVM)
    A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) confirmou que criminosos tentaram resgatar internos do presídio. Agentes penitenciários e a polícia interviram e conseguiram impedir a fuga.

    A Sejus acrescentou que presos ficaram feridos durante a tentativa de resgate. Até o momento, porém, a pasta não confirmou a quantidade de feridos nem a identificação dos internos lesionados.

    Não houve fugas. A segurança no entorno da penitenciária foi reforçada após o caso.

    Mentor do furto ao Banco Central

    Antônio Jussivan Alves dos Santos, conhecido como "Alemão", é apontado como um dos mentores do furto ao Banco Central, ocorrido na madrugada de 5 para 6 de agosto de 2005 em Fortaleza. Segundo a Polícia Federal, foram levados do cofre R$ 164,7 milhões (mais de três toneladas em notas de R$ 50).

    Ele voltou a cumprir pena no sistema prisional do Ceará em março do ano passado. O preso estava em São Paulo desde julho de 2014 atendendo a determinação da Justiça paulista que precisou ouvir o preso para o andamento de um processo.

    Alemão foi sentenciado a mais de 100 anos de prisão por diversos crimes, entre eles, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Em 2008, ele foi sentenciado a 49 anos e dois meses em 1º grau e teve pena reformada pelo TRF-5 para 35 anos e 10 meses de prisão.

    Por Valdir Almeida, G1 CE


    Imprimir