CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/08/2017

    Em inauguração, ministro diz querer mudar investimento em educação

    © Cleber Gellio
    O Ministro da Educação, Mendonça Filho, revelou nesta segunda-feira (21) que trabalha com a equipe de governo para mudar a forma como recursos federais são investidos na educação. Atualmente, a fatia maior do montante vai para o ensino superior, mas a ideia é que a educação básica receba mais recursos. O assunto foi discutido durante inauguração de Ceinf (Centro de Educação Infantil), no bairro Tijuca II, na Capital.

    De acordo com o ministro, educação básica de qualidade é fundamental para que o aluno consiga ter acesso ao ensino superior. Mendonça afirmou que 60% da verba federal investida em educação tem como destino final o ensino superior, para a educação básica vai o que sobra, os 40%.

    “Queremos mudar isso, tem que ter investimento maior no básico porque daí é que sai a formação do cidadão. A primeira infância é vital”, completou o ministro que irá para Dourados após agenda na Capital nesta manhã.

    Inauguração

    As declarações do ministro foram feitas durante inauguração do Ceinf Professor Eloy Souza da Costa, que homenageia professor que morreu em sala de aula vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral) aos 36 anos.

    A obra iniciada em 2012 ainda na gestão Nelsinho Trad (PTB) demorou mais de cinco anos para ficar pronta e teve investimento de R$ 1,3 milhão do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e mais R$ 1,2 milhão do município.

    Quando a obra foi retomada neste ano, 84% já estava concluído, mas várias intervenções tiveram de ser refeitas porque muita coisa foi deteriorada pelo tempo e por vândalos.

    O prefeito Marquinhos Trad (PSD) fez agradecimento especial ao deputado Luiz Henrique Mandetta (Dem), que intermediou conversa do prefeito com o ministro da Educação, que também é filiado ao DEM.

    “Há quatro anos a população dessa região estava esperando esse Ceinf. Serão 120 crianças atendidas em nove salas de aula com cinco refeições diárias”, disse o prefeito.

    Também participaram da inauguração o governador Reinaldo Azambuja (PSD), o senador Pedro Chaves (PSC), a deputada federal Tereza Cristina (PSB), o deputado Geraldo Resende (PSDB) e o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB).

    Fonte: Midiamax
    Por: Aliny Mary Dias e Jéssica Benitez


    Imprimir